Lula Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo comparado a Bolsonaro pela quantidade de gafes que têm cometido

Lula admite que economia está crescendo “porque governo está injetando dinheiro na veia”

Publicado em Economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem ao Japão, onde participa de reunião do G7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo, admite que a economia brasileira só está crescendo “porque o governo está injetando dinheiro na veia”.

 

Lula afirma que, nas atuais circunstâncias, não fossem o incremento dos programas sociais, dificilmente o consumo estaria se sustentando, ante às restrições de crédito e às taxas de juros elevadas. Desde março, o governo incluiu mais de 1 milhão de famílias no Bolsa Família. O valor médio é recorde: R$ 672,45 por mês.

 

O governo acredita que será possível manter a economia minimamente aquecida nos próximos meses, com a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cuja primeira parcela começa a ser paga no fim de maio, e a restituição do Imposto de Renda, que deverá ser a maior da história.

 

Os números melhores da economia, por sinal, levaram o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a rever a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, de 1,6% para 1,9%. Técnicos do governo acreditam, porém, que o resultado final deverá ficar acima de 2%, sobretudo por causa da inflação mais baixa e da esperada queda taxa básica de juros (Selic), de 13,75% anuais.