JBS tem modus operandi semelhante ao da Odebrecht

Publicado em Economia

Gente séria do governo está impressionada com o modus operandi do grupo JBS, controlado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, que seria semelhante ao da Odebrecht, que comandou o maior esquema de corrupção que se tem notícia no país.

 

Dono, entre outras empresas, da Fibroi, da Seara e da Vigor, o grupo JBS está envolvido em pelo menos quatro operações conduzidas pela Polícia Federal: a Carne Fraca, deflagrada hoje, a Cui Bono, a Greenfield e a Sépsis. Todas apontam para fraudes, subornos e corrupção.

 

O grupo JBS foi um dos eleitos pelo governo Lula como campeões nacionais. Com a ajuda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o grupo dos irmãos Batista deram início a uma série de aquisições de empresas, sobretudo nos Estados Unidos, onde compraram a lendária Swift.

 

Em troca desse apoio, o JBS se aproximou de políticos e se tornou um dos maiores financiadores de campanhas eleitorais. À medida que as conexões políticas de Joesley e Wesley foram se ampliando, os negócios do grupo prosperaram como nunca. A ponto de o Friboi, com origem em Luziânia, Goiás, se transformar no maior complexo produtor de proteína animal do mundo.

 

Por meio da Operação Sépsis, a Polícia Federal fez busca e apreensão na casa de Joesley. A operação, um desdobramento da Lava Jato, investiga propinas pagas ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso. Cunha teria facilitado a liberação de recursos do fundo FI-FGTS para a Eldorado Celulose, do grupo JBS.

 

Na Greenfield, Joesley é acusado de se beneficiar, ilegalmente, de fraudes em fundos de pensão de estatais também para favorecer a Eldorado Celulose. Na Cui Bono, o centro das investigações também é a Eldorado Celulose. “Estamos diante de um grupo muito poderoso, que se infiltrou no poder”, diz um integrante do governo.

 

Na Operação Carne Fraca, de hoje, o JBS e o BRF Brasil, dono da Sadia e da Perdigão, são acusados de comprar serviços de fiscais agropecuários para obter licenças a fim de vender carne podre, carne moída com papelão e produtos vencidos.

 

Somente nessa operação, foram expedidos 309 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao esquema.

 

Brasília, 13h01min