Com carne podre, ações da JBS e da BRF Brasil desabam

Publicado em Economia

Os investidores não estão perdoando os frigoríficos JBS, dono da Friboi e da Seara, e BRF Brasil, proprietário da Sadia e da Perdigão. As empresas são acusadas, pela Polícia Federal, de vender carne podre, carne moída com papelão e produtos vencidos.

 

As ações dos frigoríficos estão desabando na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). Às 12h14min, os papéis da JBS estavam caindo 11%, cotados a R$ 11. Já os títulos da BRF apresentam queda de 7,95%, a R$ 36,22. A Justiça decretou o bloqueio de bilhões de reais das empresas.

 

Segundo a Operação Carne Fraca, deflagrada hoje pela PF, lideradas pelos JBS e BRF, dezenas de empresas subornavam fiscais agropecuários para liberarem a comercialização de produtos estragados, como forma de garantir lucros exorbitantes. Os produtos estragados eram vendidos no Brasil e no exterior.

 

Os investidores estão preocupados, sobretudo, com a JBS, que tem se envolvido em uma série de irregularidades. A Operação Carne Fraca é mais uma a mostrar que o o grupo não economiza nas irregularidades para engordar os lucros. O JBS está na Operação Greenfield e na Lava-Jato, entre outras.

 

Brasília, 12h15min