Itaú Unibanco reduz juros após Copom cortar Selic para 5,5% anuais

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

Logo após o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, cortar a taxa básica de juros (Selic) de 6% ao ano para 5,5% anuais, um piso histórico, o Itaú Unibanco anunciou novos juros das linhas de crédito e no financiamento imobiliário.

 

Para os empréstimos para clientes pessoas física e jurídica, o banco pretende fazer com repasse integral do corte de 0,50 ponto percentual da Selic feito pelo Copom. “Os valores, que passam a valer a partir de sexta-feira (20,09), variam de acordo com o perfil do cliente e de seu relacionamento com o banco”, informou a nota da instituição divulgada nesta quarta-feira (18/08). Na última reunião do Copom, em julho, o banco também havia anunciado redução das taxas.

 

O Itaú também informou que vai reduzir a taxa mínima da linha de crédito imobiliário e passa a oferecer o financiamento de imóveis com juros a partir de 8,1% ao ano, mais TR (Taxa Referencial). A nova taxa passará a valer na segunda-feira (23/09). Antes, as taxas iniciavam em 8,3% ao ano, mais TR.

 

No comunicado, o banco defendeu a concorrência e afirmou que reitera o posicionamento “de manter preços competitivos no mercado, sem abrir mão de apresentar qualidade em seus serviços e produtos de valor agregado”.

 

O Copom reduziu a Selic pela segunda reunião consecutiva após manter a taxa básica em 6,5% desde março de 2018. A medida vem como uma tentativa de aquecer a economia ainda patina. A mediana das estimativas do mercado para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 estão em 0,87%, abaixo da alta de 1,1% registrada nos dois anos anteriores, um sinal de desaceleração. E, para 2020, as projeções já apontam que o país não conseguirá crescer mais do que 2%, abaixo das previsões iniciais. O Itaú, por exemplo, prevê expansão de 0,8%, neste ano, e de 1,7%, em 2020.