Itaú prevê Selic em 10% ao ano e crescimento de 2% do PIB em 2017

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

A mudança na comunicação do Banco Central (BC) levou o Itaú Unibanco a rever suas projeções macroeconômicas. A instituição financeira estima que o processo de queda de juros será iniciado pela autoridade monetária em outubro, com um corte de 0,25 ponto percentual.

 

Em novembro, a flexibilização será maior:  de 0,50 ponto percentual e a taxa básica de juros (Selic) terminará 2016 em 13,50% ao ano. A instituição financeira ainda avalia que o ciclo de queda continuará em 2017 e a Selic atingirá 10% ao ano.

 

Na avaliação do banco, o ciclo de flexibilização da política monetária “deve estimular a demanda ao longo do tempo, tornando a retomada mais sustentável, ainda que seu impacto sobre a atividade só comece a ser evidenciado a partir de meados do ano que vem”.

 

Com isso, a instituição financeira revisou sua projeção para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016. A retração da atividade será de 3,2%(antes, -3,5%). E para o próximo ano, a geração de riquezas no país será maior: de 2,0% em 2017 (antes, 1,0%).

 

Apesar da retomada da atividade, o banco alertou que o mercado de trabalho deve continuar piorando até o primeiro semestre do ano que vem.