PauloBelmonte Foto: Divulgação.

Investimento facilitará exportação pelo Norte do país

Publicado em Economia

O setor produtivo do Centro-Oeste ganhou um forte aliado na estratégia de fortalecimento de exportação de produtos pelo Arco Norte, que conecta os portos de Itacoatiara (Amazonas), Santarém e Barcarena (Pará) e Itaqui (Maranhão) com trechos de hidrovias e rodovias.

 

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), entusiasta da ideia, levou a proposta ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Durante reunião com a parlamentar, o ministro afirmou que há um grande investimento do governo federal na malha ferroviária da região Norte, justamente para atender o setor produtivo.

 

“Realmente a logística brasileira está se voltando para o Norte, possibilitando maior competitividade”, diz o ministro. “Vai ser um importante estímulo para o setor produtivo de Brasília e de toda a região Centro-Oeste estimular esta nova rota de exportação”, acrescenta a deputada.

 

O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Fernando Brites, também participou da reunião. Ele explica que, atualmente, grande parte das commodities das região Centro-Oeste é levada para os portos do Sul e Sudeste, percorrendo até 2.000 quilômetros antes de ser embarcada para os portos do norte da Europa.

 

Com a nova rota pelo Arco Norte, o percurso seria reduzido para 800 quilômetros e o destino final seria o Porto de Sines, no sul de Portugal, tornando os produtos exportados pelo Brasil ainda mais competitivos.

 

Brasília, 18h25min