A intolerância vai crescer na Europa. Brasil não ficará imune

Publicado em Sem categoria

A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia trará consequências graves para o mundo, que vão além das questões econômicas. Veremos, a partir de agora, a onda de intolerância disparar na Europa, com os extremistas ganhando força. Muçulmanos, refugiados, negros, gays e todas as outras minorias tendem a sofrer forte perseguição.

 

A saída do Reino Unido da União Europeia deve dar força a todos os movimentos separatistas que andavam contidos e impulsionar a desintegração do euro. O próprio Reino Unido pode se dissolver, uma vez que Escócia e Irlanda do Norte votaram pela permanência na UE. A Espanha tende a seguir na direção da divisão, criando forte convulsão social.

 

O Brasil está numa situação muito delicada. Vive a pior recessão em quase um século e enfrenta uma crise política que está longe de acabar. Nas últimas semanas se ensaiou uma recuperação da confiança de empresários e consumidores, mas, com o mundo entrando em parafuso, é difícil acreditar numa saída mais rápida do país do atoleiro.

 

Será preciso uma ação muito forte do governo brasileiro para enfrentar esse momento difícil, que pode se agravar se Donald Trump se fortalecer a ponto de vencer as eleições nos Estados Unidos. Tempos terríveis estão por vir. E vai exigir muita serenidade e pulso firme dos governantes.