Inadimplência das empresas volta a acelerar e cresce 4,02% em junho, diz CNDL

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que a inadimplência das empresas voltou a acelerar e cresceu 4,02% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2018.

 

Em comparação com maio, houve alta de 1,55% no volume de empresas com conta em atraso. É a maior variação mensal desde novembro do ano passado, quando o crescimento observado foi de 2,17%

 

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar Costa, o crescimento econômico em ritmo abaixo do que era esperado tem impactado a capacidade de pagamento das empresas. Para ele, com o mercado de trabalho demorando para reagir e a capacidade ociosa das indústrias em níveis elevados, as empresas vem enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos.

 

“Para os próximos meses, o movimento da inadimplência de pessoas jurídicas irá depender da evolução do crédito e da atividade econômica, que ainda avança de maneira lenta”, avalia Costa. Das empresas, 70% estão inadimplentes com o setor de serviços, que engloba bancos e financeiras.

 

Brasília, 11h34min