Ilan sinaliza que juros devem cair 0,75 pp no próximo encontro do Copom

Publicado em Economia

ANTONIO TEMÓTEO

 

Ao participar do encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Whashington, nos Estados Unidos, o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, voltou a sinalizar que os juros devem cair 0,75 ponto percentual no próximo encontro do Comitê de Política Monetária, marcado para 24 e 25 de outubro.

 

O comandante do BC destacou em discurso que o Brasil passa por um processo de recuperação da economia, com um robusto processo de desinflação e queda de juros. Ele comentou que esse processo é fruto que uma mudança da política, que trabalhou para ancorar expectativas e recuperar a credibilidade da instituição.

 

No mercado, os analistas são unânimes em apostar em uma queda de 0,75 ponto percentual, mas muitos avaliam que a autoridade monetária poderá ousar e levar os juros para abaixo de 7% ao ano, ainda em 2017. Caso isso não ocorra, isso poderia ocorrer ainda no primeiro semestre de 2018.

 

Entretanto, o BC ficará alerta, mesmo que não admita, as volatilidades que o processo eleitoral do próximo ano possam causar nos mercados. Caso uma candidato simpático às reformas estruturais ganhe força, o processo de queda de juros terá respaldo.

 

Entretanto, a eleição de um político populista pode levar a elevação dos prêmios de riscos da economia brasileira e obrigaria a equipe de Ilan a elevar os juros. Como nenhuma candidatura se consolidou, o BC aproveita para derrubar ainda mais a inflação, que corre o risco de ficar abaixo do piso da meta, de 3%.