Ibovespa sobe novamente e renova máxima histórica

Publicado em Economia

GABRIEL PONTE

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), atingiu novo patamar histórico de fechamento, encerrando o pregão com alta de 0,21%, alcançando o nível dos 93.805 pontos. É o terceiro avanço consecutivo do índice.

 

A sessão de negócios de hoje foi marcada pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Jerome Powell. Powell, que discursou no Clube Econômico de Washington, DC, reiterou que a autoridade monetária será paciente com a condução da política monetária de juros, acompanhando o crescimento global e a inflação doméstica. A alta das taxas norte-americanas provoca saída de recursos de países emergentes, inclusive o Brasil.

 

O chairman do Fed também alertou para os possíveis riscos a serem enfrentados pela economia dos EUA diante do fechamento ‘shutdown’ do governo. Já o dólar voltou a apresentar ganhos frente ao real ontem, fechando o dia em alta de 0,71%, negociado a R$ 3,71 a venda, refletindo parte das falas do presidente da autoridade monetária norte-americana.

 

Brasília, 19h47min