Ibovespa atinge novo recorde em dia com Previdência e exterior no radar

Compartilhe

GABRIEL PONTE

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), teve uma sessão de fortes ganhos nesta quarta-feira (13/03), encerrando os negócios locais em expressiva alta de 1,10%, aos 98.904 pontos, novo recorde de fechamento. Ao longo do dia, o índice chegou a ultrapassar o patamar dos 99 mil pontos, quando alcançou os 99.267 pontos, novo recorde intradiário. O volume negociado, no dia, foi de R$ 17,5 bilhões.

Pesou, no pregão, o bom humor do mercado em torno da tramitação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência, sendo reforçada pelas falas de Paulo Guedes, durante a posse do novo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, que voltou a defender, veementemente, um ajuste nas contas públicas. Também teve impacto, nos negócios locais, o bom desempenho dos índices estadunidenses na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, na sigla em inglês), que operava, no dia, em alta. Às 17h45, os índices Dow Jones (+0,58%) e o tecnológico Nasdaq (+0,69%) registravam alta na sessão norte-americana.

Papéis de companhias com peso na composição de carteira do Ibovespa, como Petrobras, cujas ações preferenciais apresentaram alta de 2,18%, sendo impactadas, diretamente, pela cotação do barril do petróleo no mercado internacional, assim como os ativos ordinários da Vale, os quais valorizaram-se 1,46%, impulsionaram o índice. Agora, o mercado espera a confirmação da instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que julga, inicialmente, a admissibilidade da PEC da Previdência na Câmara dos Deputados.

Em relação ao câmbio, o dólar norte-americano, na sessão de negócios, teve leve depreciação de 0,08%, sendo negociado a R$ 3,8133 na venda, em meio às expectativas dos investidores com o andamento do texto da Previdência, no Congresso, assim como pela expectativa, por parte dos agentes econômicos, em torno da entrada de recursos provenientes do estrangeiro no país.

Brasília, 17h53min

Vicente Nunes