Ibovespa
Ibovespa Nelson Almeida/AFP Ibovespa

IBovespa abre em queda após Trump testar positivo para covid

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

Os mercados internacionais ficaram nervosos nessa sexta-feira (2/10) após a notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou ter testado positivo para a covid-19.

 

No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) abriu com queda acompanhando as bolsas da Europa e, em menos de 10 minutos de pregão, já estava abaixo de 95 mil pontos e operadores estavam preocupados com o que poderia ocorre ao longo do dia, apesar de as expectativas serem de alta um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar, em votação apertada, a venda de refinarias da Petrobras contestada pelo Congresso. Às 10h10, o Índice Bovespa, principal indicador da B3, recuava quase 1%, a 94.594 pontos. O dólar abriu instável, cotado a R$ 5,64.

 

Logo pela manhã de hoje, o presidente norte-americano, por meio das redes sociais, que ele e a primeira-dama Melania Trump testarem positivo para a covid-19 e “estavam iniciando o processo de quarentena imediatamente”. “Nós vamos superar isso juntos”, escreveu.

 

Enquanto Nova York não abria, as bolsas europeias operavam no vermelho, com a Alemanha liderando as perdas. O o Índice DAX, de Frankfurt, recuava mais de 1%. Na Oceania, Sidney caia 1,4%. Os mercados asiáticos operavam entre perdas e ganhos. Seul, Taiwan e Hong Kong, estavam no azul. Já Tóquio e Xangai, no vermelho.