GuedesPequeno Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Guedes não perdoa Moro por atacar sua política econômica

Publicado em Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, não economiza nas críticas ao ex-juiz Sergio Moro, que vem, sistematicamente, atacando a política econômica do governo. O Posto Ipiranga de Jair Bolsonaro sempre bateu no peito ao dizer que foi ele quem levou Moro para a equipe do então presidente eleito.

 

Antes mesmo de Bolsonaro sair vitorioso das urnas, Moro se reuniu com Guedes. Na ocasião, Guedes apresentou ao então juiz a proposta de transformar a pasta da Justiça em um superministério, agregando diferentes áreas do governo. Moro aceitou o convite em novembro de 2018 e abandonou a carreira da magistratura.

 

Guedes está especialmente mordido com o fato de Moro ter escolhido como seu principal conselheiro econômico Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central. Mais respeitado economista da atualidade, Pastore é o maior crítico do ministro, que chamou o desafeto de “velho” e insinuou que ele deveria estar calado num asilo.

 

Auxiliares de Moro garantem que ele não tem nada de pessoal contra Guedes, mas, sim, contra a política econômica que maltrata, principalmente, os mais pobres. A inflação está em mais de 10% ao ano e nada está sendo feito de concreto para reverter esse quadro dramático, que conjuga, ainda, desemprego elevado e economia caminhando para a recessão.

 

Moro, por sinal, sabe que, hoje, a economia é o ponto mais fraco de Bolsonaro. E vai “botar o dedo na ferida” para tentar atrair o maior número possível de votos. Portanto, Guedes pode se preparar. Ele não será poupado dos ataques do ex-juiz, que se filiou ao Podemos e está disposto a ir para o segundo turno das eleições com Lula.

 

Brasília, 19h01min