GuedesWaldery Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Guedes confirma afastamento de técnicos que diziam não ao Congresso

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL E MARINA BARBOSA

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou, na noite desta terça-feira (27/04), a saída de duas peças-chaves na equipe que sofreram desgaste durante negociação do Orçamento de 2021.

 

Segundo o ministro, o secretário Especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, passará a ser assessor especial da pasta e, para o lugar dele, escolheu o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.  

 

O chefe da equipe econômica negou a demissão de Waldery Rodrigues, mas admitiu que está fazendo “uma reestruturação na equipe devido aos desgastes nas negociações” com parlamentares da base aliada e, assim, “diminuir a pressão sobre o secretário e melhorar a articulação com o Congresso Nacional e com as outras pastas da Esplanada dos Ministérios”. “Waldery teve contribuições decisivas em todas essas mudanças”, afirmou, referindo-se às reformas estruturantes.

 

“Não é uma demissão. É um remanejamento da equipe justamente para facilitar as negociações com o Congresso”, disse Guedes, acrescentando que “o desgaste é muito grande e a pressão está muito grande”. “A equipe continua unida”, disse.

 

De acordo com o ministro, o secretário de Orçamento, George Soares, também deixará o cargo devido ao desgaste nas negociações com o Congresso, “porque ele dizia muito não”. Outro nome que estaria de saída da pasta é o do secretário de Orçamento, George Soares, e, para o seu lugar, está sendo cotado o Ariosto Antunes Culau, que já fez parte da secretaria-executiva da pasta.

 

“Tem resistência, as negociações são muito difíceis. A função dele é muito difícil”, afirmou Guedes. O ministro lembrou que o secretário da Fazenda precisa dizer ‘não’ aos “caras mais criativos” para poder cumprir e missão de “trancar o cofre” do governo.  “É quase desumana a pressão que existe sobre o time todo. É natural isso”, alegou.

 

Guedes disse, no entanto, que Georges também deve continuar no governo, já que são servidores de carreira. “Não tem ministro demitindo alguém competente, leal, amigo, sério, responsável. Foram tantos combates juntos que estamos ligados. O que está acontecendo na verdade é um remanejamento da equipe, para facilitar as negociações com o Congresso, as conversas com o Executivo, com os outros ministérios. É um desgaste natural”, alegou.

 

O ministro também confirmou outras baixas estratégicas na equipe: a da assessora especial da reforma tributária, Vanessa Canado e da secretária Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Economia, Martha Seillier, que, segundo ele, recebeu “propostas para trabalhar fora do país”.

 

Veja a nota do Ministério da Economia divulgada na noite de hoje, logo após a fala do ministro:

 

 

NOTA À IMPRENSA

O ministro da Economia, Paulo Guedes, promoveu alterações na equipe da Secretaria Especial de Fazenda. O atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, assume o cargo de secretário especial no lugar de Waldery Rodrigues. Para o cargo de secretário do Tesouro, o ministro nomeou o economista e servidor de carreira do órgão e atual assessor especial do Gabinete do Ministro, Jeferson Bittencourt.

 

Waldery Rodrigues foi convidado pelo ministro para que continue na equipe como seu assessor especial. O ministro faz questão de destacar a competência e a inteira confiança que tem em Waldery Rodrigues. Agradece a dedicação, lealdade e resiliência de Waldery Rodrigues e ressalta a relevante contribuição dada por ele para o avanço da agenda de reformas e transformação do Estado brasileiro.

 

Cabe destacar a participação do secretário na Reforma da Previdência, Cessão Onerosa, Lei Kandir, Lei de Falências, gestão orçamentária nos anos de 2019 e 2020, melhoria dos resultados ficais de 2019 e as contribuições na condução das políticas monetária e creditícia por intermédio da participação no Conselho Monetário Nacional (CMN) e na presidência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Registre-se ainda que Waldery Rodrigues participou ativamente nos últimos meses do planejamento e da construção da reformulação agora anunciada.

 

As mudanças dentro da equipe representam a preservação das diretrizes do governo para a política econômica, baseadas em responsabilidade fiscal e na transformação do Estado. Bruno Funchal e Jeferson Bittencourt integram a equipe desde o início do governo. Entre as funções exercidas por Bruno Funchal ao longo da carreira estão, entre outras, diretor de Programa na Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, secretário de Estado da Fazenda do Espírito Santo.

 

Jeferson Bittencourt tem uma longa trajetória profissional no Ministério da Economia tendo exercido os cargos de secretário especial adjunto e diretor de programas da Secretaria Especial de Fazenda. Foi secretário-adjunto de Política Fiscal e Tributária e coordenador-geral de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE).

 

A Secretaria de Orçamento Federal (SOF) passa a ter um novo titular. O economista e analista de Planejamento e Orçamento Ariosto Antunes Culau assume o comando do órgão. Ariosto também tem uma vasta atuação no serviço público. No governo federal, exerceu a função de secretário de Orçamento Federal, subsecretário de Assuntos Econômicos e secretário-executivo adjunto do então Ministério da Fazenda. Atuou ainda como secretário de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, tendo auxiliado na estruturação do novo Ministério.

 

O economista e professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola de Direito de São Paulo (FGV), pesquisador sênior do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP e consultor internacional em política e administração tributária, Isaías Coelho, passa a integrar o grupo de assessores especiais do gabinete do ministro Paulo Guedes, com foco orientado para a reforma tributária. Isaías Coelho assumirá as funções de Vanessa Canado que havia solicitado para deixar o cargo desde o início do ano. O ministro Paulo Guedes agradece ainda o excelente trabalho e as contribuições dadas por George Soares e Vanessa Canado.

 

Assessoria especial de Comunicação Social

Ministério da Economia