Governo de Portugal cederá prédio para a Casa Brasil em Lisboa

Publicado em Economia

O governo de Portugal ofereceu uma série de imóveis para a instalação da Casa Brasil em Lisboa, espaço que será voltado para a cultura e a economia brasileiras. Foi o que disse o embaixador do Brasil no país europeu, Raimundo Carreiro. Segundo ele, o local, que está sendo escolhido, será definido em breve. “Estamos em Lisboa trabalhando exatamente para consolidar esse espaço. Essas negociações (com o governo português) estão bastante adiantadas”, afirmou.

 

A Casa Brasil vai reunir representações da Apex, do Sebrae, da Fiocruz e da Embratur. Também acolherá micros, pequenas, médias e grandes empresas, startups e incubadoras que desejam atuar em Portugal, de olho no mercado europeu. “Portugal tem tudo para ser a porta de entrada para as empresas brasileiras que desejem vir para a Europa”, ressaltou o embaixador.

 

A criação de uma instituição em parceria do Sebrae com a Apex foi antecipada pelo Correio no domingo (12/11). O anúncio oficial foi feito por Carreiro e os presidentes da Apex, Jorge Viana e do Sebrae, Décio Lima, que estão em Lisboa para participar do Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Ainda há muito desconhecimento por parte das empresas de menor porte sobre o potencial de exportações para a Europa.

 

Segundo o presidente do Sebrae, o Brasil não pode se isolar novamente no contexto econômico internacional, como ocorreu nos últimos quatro anos. “Vamos somar nossas musculaturas para produzir e potencializar os efeitos positivos”, assinalou, Para ele, o Sebrae funciona como uma porta para os sonhos de milhões de brasileiros que desejam empreender.

 

Na avaliação de Lima, a inovação e a sustentabilidade são valores e práticas que vieram para ficar, pois não há mais como pensar um mundo onde o meio ambiente e a busca por novas fontes de energia não estejam no centro das discussões. “Nosso empreendedorismo precisa ter a visão da inovação, da sustentabilidade e da inclusão”, acrescentou.