Governo comemora Previdência, mas é surpreendido com reajuste a servidor no PLDO

Publicado em Economia

Antes de o Palácio do Planalto comemorar a aprovação da reforma da Previdência na Comissão Especial, por 36 votos contra 13, uma derrota para o governo se desenhava na Comissão Mista do Orçamento (CMO).

 

O relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), deputado Cacá Leão (PP-BA), afirmou que proporá, em seu parecer, a previsão para que o Executivo autorize reajuste salarial aos servidores civis em 2020. O ministro da Economia, Paulo Guedes, vem dizendo que não há qualquer possibilidade de aumento aos funcionários públicos no ano que vem, a não ser para os militares.

 

Foto: Carlos Moura/CB/D.A Press

Para o governo, não há espaço fiscal que contemple aumento de salários os servidores civis, que tiveram os contracheques corrigidos nos últimos anos, sobretudo a elite do funcionalismo. Pelo governo, inclusive, a parcela de reajuste prevista para este ano teria sido adiada para 2020, o que não ocorreu por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Sem espaço

 

Presente na CMO nesta quinta-feira (4/7), o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, avisou que o fato de o reajuste aos servidores estar previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não quer dizer que o governo seguirá nesse caminho.

 

Segundo Mansueto, o Orçamento deste ano está bem apertado e o do ano que vem, também, mesmo com a reforma da Previdência. “A reforma evitará uma situação de caos, mas o espaço fiscal continuará apertado”, disse. Em 2019, a folha de salários do Executivo custará R$ 326 bilhões. É a terceira maior fatura para o governo federal, atrás da Previdência e dos juros da dívida.

 

A pressão dos servidores, porém, será grande. Eles dizem querer uma compensação por estarem sendo penalizados pela reforma da Previdência, que está avançando e deve ser aprovada no plenário da Câmara ainda antes do recesso parlamentar.

 

O governo está tão empenhado em segurar a folha salarial que baixou regras bem duras para os concursos públicos.

 

Brasília, 15h01min