lula_e_bolsonaro-26353710/Miguel SCHINCARIOL e MICHAEL DANTAS / AFP

Genial/Quaest: Vantagem de Lula cai para 8 pontos; Bolsonaro estaciona

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

A diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida para o primeiro turno das eleições de 2 de outubro voltou a cair na 18ª rodada da Pesquisa Genial/Quaest, passando de 10 pontos percentuais, na semana passada, para 8 pontos, nesta semana.

 

Na enquete estimulada, divulgada nesta quarta-feira (14/9), a preferência por Lula recuou de 44%, na rodada anterior, para 42%, na atual edição, enquanto Bolsonaro estacionou em 34%, após as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Essa foi a menor diferença entre os dois candidatos desde o início da série da pesquisa, iniciada em julho de 2021.

 

 

Entre os homens, o petista perdeu quatro pontos percentuais e tem 39% da preferência, mesmo percentual que Bolsonaro. Já entre as mulheres, Lula manteve vantagem expressiva, com placar de 45% contra 29%.

 

Os demais candidatos mantiveram o índice da pesquisa anterior, de acordo com a enquete. Ciro Gomes (PDT) teve 7% das intenções de voto; Simone Tebet (MDB), 4%. Felipe d´Ávila (Novo), 1%; e Soraya Thronicke (União Brasil), 1%. Os outros postulantes ao cargo de servidor número um não pontuaram. Os indecisos somaram 5% e os que pretendem votar em branco ou nulo, 4%.

 

 

Segundo turno

 

Na simulação de segundo turno da pesquisa feita pela Quaest para a Genial Investimentos, a diferença encolheu de 12 para 8 pontos percentuais. Lula passou de 51% para 48% de uma semana para outra. Enquanto isso, Bolsonaro passou de 39% para 40% na mesma base de comparação.

 

Pela primeira vez, a enquete registrou empate técnico sobre o maior temor dos eleitores em relação ao resultado da corrida presidencial: 44% têm medo da continuidade de Bolsonaro e 42% temem a volta do PT ao poder.  Questionados sobre quem acham que vai vencer, 41% dos entrevistados responderam Lula e 34% Bolsonaro.

 

Foram entrevistadas 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 10 e 13 de setembro, em suas respectivas casas, em 123 municípios nas 27 unidades federativas do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03420/2022.