Solange Srour

Emissão de moeda vai derreter o valor do real, diz Solange Srour

Publicado em Economia

Economista-chefe da ARX Investimentos, Solange Srour critica, com veemência, declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a possibilidade de o governo voltar a emitir moeda para comprar títulos públicos. A medida também é defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como forma de fazer jorrar dinheiro na economia em tempos de pandemia do novo coronavírus.

 

Na avaliação de Solange, se optar por recorrer à essa medida extrema, automaticamente, o governo impedirá os brasileiros de comprar dólares e o Banco Central (BC) será obrigado a fechar a conta capital. “Todos empobrecerão mais do que já empobrecemos, pois o real perderá completamente seu valor”, ressalta a economista.

 

Segundo Guedes, a emissão de moeda seria possível com a taxa básica de juros (Selic), que está em 3,75% ao ano, próxima de zero, e inflação no chão. Há especialistas projetando alta de apenas 1,8% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, devido à severa recessão na qual o Brasil mergulhou.

 

“Nesse contexto, de juros próximos de zero, será preciso convencer os financiadores da dívida pública a comprarem títulos brasileiros com rendimento extremamente baixo. Com a possibilidade de investir em países de risco muito menor que o nosso e obter retorno semelhante, a tendência seria uma fuga enorme de capitais. Só conseguiríamos manter o financiamento a nossa dívida com controles à saída de capitais, a chamada repressão financeira”, diz Solange.

 

A economista vai além: “Mesmo controlando a saída de dólares, o risco inflacionário aumentará. Diante de uma política fiscal expansionista — (convenhamos que será muito difícil reverter grande parte dos gastos chamados transitórios em três meses —, de crescimento forte da dívida, governo fraco politicamente e incerteza enorme em relação à continuidade da agenda de reformas, a possibilidade de impressão de moeda levará a uma busca por ativos reais (imóveis, ouro..). Haverá uma inflação de ativos e uma fuga do real” frisa.

 

Solange acrescenta ainda que, sem interessados por reter reais, poderíamos recorrer à monetização da dívida. “Mas, aí, teríamos que abandonar o sistema de metas de inflação e destruir o legado do Plano Real”, assinala. como a economista da ARX, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também é contra a proposta de emissão de moeda para injetar recursos na economia.

 

Brasília, 17h31min