WhatsApp Image 2018-12-21 at 15.23.45 Crédito: Reprodução/ Vídeo

Embaixador acusado de assédio é suspenso por 85 dias sem remuneração

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, suspendeu por 85 dias sem remuneração o embaixador João Carlos de Souza-Gomes, que passa por um processo administrativo disciplinar após relatos de assédio sexual. A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU) na manhã desta sexta-feira (21/12).

 

Souza-Gomes foi suspenso “pelo descumprimento dos deveres funcionais”. Em março, o diplomata já havia sido removido do cargo de embaixador na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Ele representava o Brasil em Roma, mas, após os relatos de assédio, retornou ao quadro de servidores do Itamaraty, em Brasília.

 

As denúncias foram feitas por mulheres que trabalhavam com o embaixador, publicadas pela Folha de S.Paulo. Uma delas disse que Souza-Gomes obrigava ela a vesti-lo. Outra afirmou que era chamada de “gostosa” pelo diplomata. Segundo o presidente do Sinditamaraty, Ernando Neves, o desfecho do episódio é um marco para o ministério. “Reconhecemos a mudança da postura do Itamaraty com relação a casos como esse. Esperamos que atos abusivos e discriminatórios sejam, cada vez mais, repelidos, combatidos e punidos dentro do ministério”, disse.

 

Brasília, 15h10min