CBPFOT010220203055 01/02/2020. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O preco do churrasco - IBGE apresentou a previa da inflacao de alimentos que mostra a diminuicao do preco da carne.

Depois da figurinha, carne do churrasco é o que mais subiu em relação à última Copa

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

O torcedor brasileiro precisa preparar o bolso na hora de assistir os jogos da Copa do Mundo de futebol deste ano, que acontecerá no Catar. Além do pacote de figurinha, que teve um reajuste de 100% em relação ao campeonato de 2018, a carne e a camisa da seleção dispararam e ficaram acima da variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, acumulado nos últimos quatro anos, de 26,8%, conforme levantamento feito pela XP Investimentos, que fez um comparativo da alta de preços do “kit torcedor”.

 

No levantamento da XP, a carne do tradicional churrasco com os amigos e os familiares para assistir o jogo, registrou alta de 79,1%, ocupando a segunda colocação do ranking do kit torcedor. Com isso, o preço da vestimenta oficial da Nike passou de R$229,9, em 2018, para R$ 349,9, neste ano. A cerveja, subiu 18% no mesmo período, e a água e o refrigerante, 24%– se forem consumidos no domicílio.

 

“A alta da carne está associada à maior demanda global, à elevação dos custos de grãos e à queda da área de pastagens com a crise hídrica de 2020/21. Cerveja e refrigerante, em paralelo, tiveram altas relevantes de custos (especialmente de embalagens, com cotação em dólares)”, destacaram os economistas Tatiana Nogueira e Alberto Silva, autores do levantamento divulgado nesta segunda-feira (29/8).

 

Os analistas destacam que, no caso do televisor, que registrou alta de 17% entre as Copas de 2018 e deste ano, registrava quedas consistentes de preços desde 2006, “por conta dos ganhos de produtividade e mudança rápida da tecnologia”. “Com os efeitos da pandemia, porém, o aumento da demanda e o setor severamente impactado pela disrupção da cadeia global de suprimentos, os preços passaram a subir”, informou o texto do levantamento.

 

 

Veja abaixo o comparativo da evolução de preços do kit torcedor levantado pela XP: