bc-768x512 Foto: Marcos Corrêa/PR

Corretora vê inflação próxima de 2% neste ano por causa do coronavírus

Publicado em Economia

O economista-chefe da Ativa Corretora, Carlos Thadeu Filho, reviu suas projeções para a inflação deste ano e está convencido de que, com o estrago provocado na economia pelo novo coronavírus, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano ficará bem próximo de 2%.

 

Pelos cálculos de Thadeu, o IPCA deverá encerrar 2020 em 2,3%, ou seja, abaixo do piso da meta perseguida pelo Banco Central. A meta deste ano é de 4%, podendo oscilar 1,5 ponto percentual para cima (5,5%) e para baixo (2,5%).

 

“O IPCA tem potencial para se aproximar de 2%, na medida em que o choque do vírus dure um tempo maior do que o esperado”, afirma o economista. Tudo vai depender do tamanho do tombo da economia. Segundo Thadeu, na melhor das hipóteses, o Produto Interno Bruto (PIB) terá variação zero neste ano. Na pior, poderá registrar queda de 0,5%.

 

Juros vão desabar

 

Nesse quadro dramático, o economista-chefe da Ativa acredita que o Banco Central, que havia anunciado o fim dos cortes da taxa básica de juros (Selic), será extremamente agressivo para tentar minimizar os estragos da Covid-19 na economia.

 

A aposta dele é de que o Banco Central promova três baixas na Selic, sendo duas de 0,75 ponto e uma de 0,25 ponto. Se confirmada essa trajetória, a taxa básica da economia encerrará o ano em 2,5%. Hoje, a Selic está em 4,25% anuais. O Comitê de Política Monetária (Copom) está reunido nesta terça-feira (17/03) e anunciará sua decisão na quarta (18/03).

 

O pessimismo de Thadeu vem, sobretudo, do forte impacto do novo coronavírus no setor de serviços, muito influenciado pelos preços de passagens aéreas, hotéis, turismo, cinema, refeição e serviços pessoais. Ele projeta que, entre fevereiro e março, as receitas do setor de turismo desabaram 74,4%.

 

As estimativas de inflação da Ativa Corretora ainda levam em consideração uma queda mais prolongada dos preços da gasolina, pois, com a paralisia da economia, a demanda vai cair muito. Além disso, as cotações do petróleo estão em baixa no exterior por causa da recessão econômica que se aproxima.

 

Para Thadeu, mesmo que a economia retome parte das forças a partir do terceiro trimestre, a inflação deste ano ficará, no máximo, em 2,60%. Em outros tempos, inflação neste nível seria uma excelente notícia, principalmente pelo histórico do Brasil. Mas o IPCA tão baixo é reflexo de uma economia no fundo do poço. Não há, portanto, nada a comemorar.

 

Brasília, 16h58min