Com nova Selic, juro real negativo do país passa para 0,71% ao ano, segundo Infinity

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (05/08), reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, para 2% ao ano. Com isso, o país subiu uma posição no ranking de maiores juros reais (descontada a inflação) do planeta e a taxa ainda é quase o dobro da média global.

 

Com a nova Selic, o Brasil passará a ter juros reais negativos de 0,71% ao ano, ficando na 26ª colocação em um ranking de 40 países elencados pela Infinity Asset Management. Em junho, quando a taxa básica foi reduzida em 0,75 ponto percentual, para 2,25% anuais, o juro real ficou negativo em 0,78% ao ano e o Brasil ocupou a 27ª colocação.

 

A média de juros reais está negativa em 0,37% pelo critério do ranking, de acordo com o economista-chefe da Infinity, Jason Vieira. Para elaborar o ranking, Vieira utiliza a inflação projetada para os próximos 12 meses, de 3,14%.

 

De acordo com o economista, vários países continuaram reduzindo os juros. “O movimento global de políticas de afrouxamento monetário e de alívio quantitativo ganhou força, com o aumento expressivo no número de bancos centrais efetuando cortes de juros”, destacou.

 

A Indonésia continua na liderança do ranking, com juros reais de 2,97% ao ano. A Argentina ficou em segundo lugar, com taxa anual de 2,53%. Na lanterna, Taiwan e Polônia com juros reais de -2,99% e de -3,03%, respectivamente.

 

 

Veja abaixo ranking da Infinity: