Carlos Viana e Tiago Berriel já dão as cartas no BC

Publicado em Economia, Sem categoria

Mesmo ainda dependendo da aprovação de seus nomes pelo Senado para ocupar as diretorias de Política Econômica e de Política Monetária do Banco Central, os economistas Carlos Viana de Carvalho e Tiago Berriel já estão apitando muito no dia a dia da instituição.

 

Técnicos do BC garantem que Viana e Berriel foram determinantes na revisão das projeções do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) contidas no Relatório Trimestral de Inflação divulgado na última terça-feira, 28. A digital deles está presente, sobretudo, na estimativa de 4,7% para 2017.

 

O presidente do BC, Ilan Goldfajn, tem conversado diariamente com os futuros subordinados, para definir a nova cara do BC. Os dois, por sinal, também participaram da decisão da autoridade monetária de retomar, gradualmente, a oferta de contratos de swap reverso, espécie de compra futura de dólar.

 

Hoje, o BC colocou no mercado US$ 500 milhões em swap reverso e avisou que fará oferta na mesma quantidade na segunda-feira que vem, 4 de julho. A instituição quer evitar uma queda brusca da moeda norte-americana, mas não deseja vê-la muito além dos R$ 3,30 para ajudar no combate à inflação.

 

Dentro do BC, a percepção é de que o ritmo do câmbio será determinante para a queda da taxa básica de juros (Selic) ainda neste ano.