Bolsonaro precisa de mais 11% dos votos válidos para vencer no primeiro turno

Publicado em Economia

Dados do Datafolha divulgados na noite desta quinta-feira (04/10) mostram que Jair Bolsonaro, do PSL, está com 39% dos votos válidos. Isso significa que precisa de mais 11% desses votos para vencer no primeiro turno, em 7 de outubro. No geral, Bolsonaro passou de 32% para 35%. Fernando Haddad, do PT, foi de 21% para 22%.

 

A subida de Bolsonaro nas pesquisas moveu o mercado de ações. No meio da tarde, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) chegou a subir mais de 1.500 pontos em questão de minutos, quando circulou a informação de que o candidato do PSL apareceria no Datafolha com 35% das intenções de votos, o que acabou se confirmando. A Bolsa, no entanto, encerrou o dia com baixa de 0,38%, nos 82.953 pontos.

 

Para vencer as eleições no primeiro turno, Bolsonaro precisa conquistar, até domingo, mais 9 milhões de votos. No mercado financeiro, apesar do apoio ao capitão da reserva, são poucos os que acreditam que o presidenciável do PSL conseguirá liquidar a fatura no primeiro turno. A probabilidade de vitória de Bolsonaro no primeiro turno é, hoje, de 20%, segundo os especialistas.

 

No segundo turno, dizem analistas financeiros, Bolsonaro tem entre 55% e 60% de chances de vitória. O mercado acredita que, mesmo sendo uma incógnita, o capitão da reserva terá mais compromisso com reformas constitucionais, como a da Previdência, além de combater, de forma enfática, a segurança que tanto assusta o país.

 

Os donos do dinheiro não aceitam, de forma alguma, a volta do PT ao poder. Para isso, entraram com tudo na campanha do presidenciável do PSL, mesmo sabendo que estão embarcando em um navio que não se sabe em que direção seguirá. “Tudo, menos o PT”, reforça um investidor.

 

Desde o fim da semana passada, Bolsonaro já subiu sete pontos percentuais nas pesquisas gerais. Seus aliados ainda acreditam que a onda a favor do candidato se acelerará nos próximos três dias.

 

Brasília, 19h55min