evento no Palácio do Planalto para assinatura do PL que cria TRF da 6ª regiao

Bolsonaro diz que mineiros unidos jamais serão vencidos

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

No dia em que o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal, lido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), aponta nove crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia da covid-19, o mandatário elogia mineiros, habitantes do terceiro maior colégio eleitoral do país, e o Judiciário.

“Quero dizer aos senhores que aprendemos uma lição hoje: mineiros unidos, jamais serão vencidos”, disse Bolsonaro, nesta quarta-feira (20/10), no Palácio do Planalto. “Amigos do poder Judiciário, vocês representam grande parte da nossa democracia!. O Brasil precisa, sim, de Justiça”, emendou.

 

Entre as autoridades presentes, estava o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que sentou ao lado de Bolsonaro, pela primeira vez, em uma cerimônia no Planalto desde a crise institucional que culminou nas declarações antidemocráticas durante as manifestações de Sete de Setembro. A cerimônia, visivelmente improvisada, era para a assinatura do projeto de lei que cria o Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª região, em Minas Gerais.

 

Com a rejeição em alta, o chefe do Executivo tenta aparar as arestas e acabou cedendo palanque para o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que recebeu elogios rasgados do ministro do Tribunal Superior de Justiça (TSJ), Humberto Martins. A cerimônia ocorreu no Salão Leste do Palácio do Planalto, a menor sala de eventos do segundo andar da sede do governo, onde várias pessoas aglomeraram e não usavam máscaras.

 

Antes de Bolsonaro, Pacheco contou que a criação do TRF em minas era esperado há 20 anos. Além disso, o presidente do Congresso também garantiu “que não haverá custo adicional para o contribuinte” com a criação de uma corte para a segunda instância para os mais de 800 municípios mineiros, porque o órgão utilizará as instalações do TRF da 1ª região, onde 40% das demandas são de Minas.

 

De acordo com presidente Bolsonaro, a criação do novo TRF “simboliza mais agilidade” e disse que não é o “pai da criança”, mas o “padrinho. O presidente ainda elogiou as palavras de Fux e disse que elas foram “bastante objetivas”.

 

O chefe do Executivo demonstrou insatisfação com a demora para a sabatina do ex-ministro da Advocacia Geral da União AGU André Mendonça, para o STF ao cumprimentar o ministro do STF Kassio Nunes Marques e defendeu o “sangue novo”. “(Marques) Já está quase deixando de ser o mais novo do STF. Toda renovação é bem vinda, inclusive, na política. É sangue novo”, afirmou.