BC corta Selic em 0,75 ponto percentual, para 12,25% ao ano

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu pela segunda vez consecutiva a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, para 12,25% ao ano. A decisão do Banco Central (BC), tomada de maneira unânime pelo colegiado, era esperada pelo mercado.

Na reunião de janeiro, o colegiado surpreendeu a maior parcela do mercado e cortou a Selic na mesma intensidade. Na ata do último encontro, o comitê justificou o aumento do ritmo de corte da Selic baseado no processo de desinflação mais disseminado e atividade econômica aquém do esperado.

Ao mesmo tempo, os membros do comitê indicaram que “a extensão do ciclo e possíveis revisões no ritmo de flexibilização continuarão dependendo das projeções e expectativas de inflação e da evolução dos fatores de risco”.

Na manhã de hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de fevereiro que registrou alta de 0,54%, o menor resultado para o mês desde 0,53%.

Apesar de o resultado ficar acima da expectativa do mercado, o índice de difusão mostrou que a aceleração de preços se concentrou nos itens educação e tarifas de ônibus intermunicipais. Com isso, a divulgação do IPCA-15 de fevereiro não influenciou negativamente a decisão do BC.