Banqueiros sinalizam que recuperação será lenta

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

Os presidentes das cinco maiores instituições financeiras do país se reuniram na tarde de hoje com o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, e traçaram um quadro realista em relação ao processo de recuperação da economia. Conforme eles, o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá lentamente, mas deve fechar o ano com expansão de 3%.

 

A reunião trimestral contou com a presença dos presidentes do Itaú Unibanco, Candido Bracher, do Santander, Sérgio Rial, do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e do vice-presidente Bradesco, Octavio de Lazari. Além deles, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, participou dos debates.

 

Os executivos esclareceram que a retomada será gradual diante do nível de incertezas em 2018, sobretudo sobre quem será o próximo presidente. Com isso, os bancos se manterão em compasso se espera e a liberação de crédito continuará devagar. Apesar disso, os banqueiros destacaram não há no horizonte pressões inflacionárias, o que favorecerá o trabalho da equipe de Ilan.