CBIFOT010620211080bolsa

Após mudança na Petrobras, Bolsa recupera 120 mil pontos

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

Após oscilar ao longo do dia, o Índice Bovespa (IBovespa), principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), conseguiu encerrar o pregão desta terça-feira (29/3) acima dos 120 mil pontos. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde 27 de agosto de 2021, quando a B3 fechou a 120.677 pontos.

 

Depois de abrir o pregão com leve alta em relação à véspera, a 118.740 pontos e atingir o pico de 120,9 mil pontos pela manhã, o IBovespa teve várias oscilações no campo positivo, e encerrou o dia com alta de 1,07%, a 120.014 pontos.

 

No ano, o ganho acumulado da B3 foi de 14,49%. Um dos motivos para essa alta da B3, além do bom humor do mercado internacional que aposta em avanços das negociações para o cessar-fogo na guerra do Leste Europeu, foi a reação positiva do mercado com a indicação do nome do economista Adriano Pires para o comando da Petrobras, uma das principais empresas que compõem o IBovespa.  As ações preferenciais (sem direito a voto, mas com prioridade no recebimento de dividendos) da estatal registraram alta de 2,22%, e encerraram o dia cotadas a R$ 32,30.

 

“As ações da Petrobras reagiram bem ao novo presidente. Dos nomes especulados, na semana passada, era o mais técnico. O que naturalmente agrada o mercado. A interpretação é que foi colocado um especialista no mercado de energia que saberá comandar muito bem a companhia e gerar valor para o acionista”, afirmou Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.

 

Para o economista-chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo, o nome de Pires para o comando da Petrobras foi uma boa escolha. “É um excelente técnico. Conhece tudo sobre petróleo”, frisou.

 

A indicação de Pires ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para o comando da Petrobras, em substituição ao general Joaquim Silva e Luna, foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e não passou pelo crivo do Ministério da Economia. Fontes da pasta informaram que o ministro Paulo Guedes, que está em viagem pela França, não foi consultado.

 

O dólar voltou a cair frente ao real diante da expectativa de avanço nas negociações entre Rússia e Ucrânia. A divisa norte-americana recuou 0,31% e encerrou o dia cotado a R$ 4,758 para a venda. Este foi o nono pregão consecutivo de queda da moeda dos Estados Unidos.