Apesar de corte na Selic, juro real no Brasil está entre os mais altos do mundo

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

Apesar de reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inaugurou um novo piso histórico para a Selic, de 3% ao ano. Contudo, o Brasil ainda está entre os países com juros reais (descontada a inflação) mais altos do mundo, conforme ranking de 40 países da Infinity Asset Management.

 

Conforme a pesquisa feita pelo economista-chefe da Infinity, Jason Vieira, com a nova Selic, o Brasil ficou em oitavo lugar, com juro real de 0,26% anuais. Essa taxa está acima da média, de -0,54% ao ano.

 

O ranking ao qual o Blog teve acesso é liderado pela Indonésia, com juros reais de 2,77% ao ano, seguido por Argentina, com 2,07% anuais, e por Rússia, com 2,04% ao ano. A partir da Índia, em décimo lugar, a lista só tem país com juro real negativo.

 

Conforme o comunicado do Copom, na próxima reunião,  o Comitê considera um último ajuste, “não maior do que o atual, para complementar o grau de estímulo necessário como reação às consequências econômicas da pandemia da Covid-19”.

 

Veja abaixo a lista dos países do ranking da Infinity: