Lisboa Brasileiros comemorar as facilidades para a obtenção da cidadania portuguesa e fazem planos

A real de Portugal: turistas brasileiros vão enfrentar transtornos com Papa em Lisboa

Publicado em Economia

Os brasileiros que programaram viagens para Portugal na primeira semana de agosto devem se preparar para enfrentar transtornos de toda ordem na primeira semana de agosto em Lisboa e em Fátima.

 

O motivo: a Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer entre 1º e 7 de agosto, com a presença do Papa Francisco. A expectativa é de que o encontro reúna até 1,5 milhão de peregrinos. Será o maior evento público da história de Portugal, que nunca sediou, por exemplo, uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada.

 

O plano de contingência anunciado nesta sexta-feira (14/07) pelas autoridades prevê reforço da segurança nos aeroportos, ou seja, as revistas serão mais frequentes e incisivas, e nas fronteiras do país. Aeródromos e algumas estações de metrô serão fechadas, estradas terão várias barreiras, carros não poderão circular por muitas vias da capital portuguesa e mesmo pedestres terão restrições de circulação.

 

Todo o esquema de segurança, que contará com 16 mil policiais, foi detalhado pela ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, pelo coordenador do grupo de projetos para a Jornada Mundial da Juventude, José Sá Fernandes, e pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Viseu Pinheiro.

 

O controle efetivo começará em 22 de julho, portanto, uma semana antes do início da Jornada. Sendo assim, é preciso ficar muito atento para que a passagem por Lisboa e arredores e mesmo por Fátima, onde o Papa ficará pouco mais de duas horas no dia 5 de agosto, não se transforme em pesadelo e decepção.

 

José Sá Fernandes garantiu que tudo está sendo estruturado para que a população das cidades afetadas diretamente pela Jornada seja o menos afetada possível. Para isso, serão reforçados os transportes de ônibus, trens, metrôs e barcos, em acordo fechado com as empresas do setor. A dica é que todos se informem sobre o funcionamento dos serviços em Lisboa e arredores antes de sair de casa ou dos hotéis.