A real de Portugal: “Monstro” brasileiro é preso e diz ter medo de ser morto no Brasil

Publicado em Economia

O brasileiro Igor Vasconcelos, 38 anos, chamado de “monstro” pelos policiais, foi preso em Portugal na última quarta-feira (24/05) com a ajuda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Ele é fugitivo da Justiça do Brasil, que o condenou a nove anos de prisão por ter abusado sexualmente de três irmãos, à época, um de 10 anos e dois, gêmeos, de 3. Os crimes foram cometidos em 2007.

 

Ao ser detido, o pedófilo pediu para não ser extraditado ao Brasil. Alegou aos policiais que tem medo de ser morto na prisão. A tendência, porém, é de a Justiça de Portugal enviá-lo para o Brasil. O criminoso está na lista de procurados pela Interpol, a pedido dos tribunais brasileiros. Há recursos disponíveis no Orçamento federal para que ele seja transferido para Minas Gerais, onde ele cometeu os crimes.

 

Segundo o jornal Correio da Manhã, o brasileiro, que vivia em Algés, pouco saia de casa, temendo ser reconhecido. Ele está em Portugal há quatro anos, regularizado pelo governo por meio de um visto para nômade digital. Ele atua como agente de viagens. Desde o início deste ano, mais de 10 brasileiros fugitivos da Justiça foram detidos em território luso.

 

A polícia portuguesa está em alerta em relação a bandidos brasileiros que têm escolhido o país europeu para se esconder. A facilidade da língua e o grande fluxo de cidadãos do Brasil para Portugal acabam pesando nas decisões. Mas o sistema de segurança português tem sido aprimorado para tentar barrar os foragidos ainda nos aeroportos. Portugal se orgulha de ser apontado como o sexto país mais seguro do mundo.