GuedesWaldery Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A pergunta que domina o Ministério da Economia: “Guedes vai entregar a cabeça de Waldery?”

Publicado em Economia

O Ministério da Economia está em polvorosa. Todos estão se perguntando se o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai entregar a cabeça do secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues. Foi ele quem tornou pública a proposta de congelamento de aposentadorias e pensões para bancar o Renda Brasil.

 

Irritado com o custo político de uma medida como essa, que pode lhe tirar votos entre os mais pobres, o presidente Jair Bolsonaro disse que, quem pensou numa proposta como essa “na tem coração” e merece levar um “cartão vermelho”.

 

Durante uma longa conversa com Bolsonaro, que o convocou às pressas, Guedes defendeu o subordinado, mas não está garantida a permanência de Waldery na equipe econômica. O secretário é o braço direito do ministro e responsável pelas chaves dos cofres, uma vez que o Tesouro Nacional está sob seu guarda-chuva.

 

Guedes e Waldery já se falaram várias vezes ao longo desta terça-feira (15/09). Muitas explicações foram dadas por ambos os lados. Contudo, para o Palácio do Planalto, o assunto está longe da pacificação. Bolsonaro encerrou a discussão sobre o Renda Brasil, mas está com o cartão vermelho pronto para ser retirado do bolso.

 

Brasília, 16h19min