Caetano e filhos
Caetano e filhos Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso. Credito: Arquivo Pessoal. de Caetano e filhos. Caetano e filhos

Sons da Noite: Confira retrospectiva com o melhor da música em Brasília em 2017

Publicado em Sons da noite

Leia a Coluna Sons da Noite publicada em 29 de dezembro no Divirta-se Mais!

Show do ano
Por onde passou, a turnê nacional do espetáculo CaetanoMorenoZecaTom Veloso foi considerada o show do ano. Em Brasília, arrebatou o público que, no dia 2 deste mês, superlotou o auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Além da interpretação das canções — a maioria, clássicos da obra do eterno tropicalista e outros de autoria dos filhos — os espectadores se sensibilizaram com a relação profissional e afetiva entre o pai e seus rebentos, explicitadas em cena.

Reencontro festivo
Para comemorar 45 anos de carreira, os Novos Baianos percorreram o país — em Brasília se apresentaram no Ginásio Nilson Nelson, em 1º de julho, com a turnê que marcou o reencontro do grupo. O concerto, de impressionantes musicalidade e alegria, gerou o DVD Acabou chorare, com repertório baseado no LP lançado em 1972 e considerado por jornalistas, críticos musicais e especialistas (em enquete promovida pela revista Rolling Stones), o melhor disco da história da MPB.

Maior destaque
Cantora e compositora de maior destaque na cena musical brasileira na temporada de 2017, com sucesso no exterior e agenda lotada de compromissos, Anitta, ao contrário de anos anteriores, só veio à cidade duas vezes em 2017. Em ambas foi vista e aplaudida por milhares de fãs, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Vozes lusitanas
Um privilégio para quem assistiu às apresentações dos artistas de maior projeção da música portuguesa, atualmente, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Em 26 de novembro, António Zambujo emocionou a todos no show em que interpretou clássicos da obra de Chico Buarque. No dia 10 deste mês foi a vez de Carminho encantar o brasiliense ao cantar Tom Jobim, caprichando no charmoso sotaque lusitano. Antes, ambos haviam registrado os respectivos repertórios em disco.

Destaque brasiliense
Entre os artistas brasilienses, dois tiveram destaque maior na temporada deste ano. O cantor e compositor Alberto Salgado, com o CD Cabaça d’água — recomendado por Chico Buarque — foi o ganhador do Prêmio da Música Brasileira, na categoria regional. Já Dudu Maia (com Douglas Lora e Alexandre Lora e mais a clarinetista israelense Anat Cohen) foi indicado, pelo álbum Rosa dos ventos para o Grammy, que ocorre em 28 de janeiro, no Madison Square Garden, em Nova York.

Evento praiano
O projeto Na Praia, em sua terceira edição, foi o mais importante evento realizado em 2017 na capital. De 1º de julho a 10 de setembro, desenvolveu extensa e concorrida programação que incluiu shows de Ivete Sangalo, Jorge & Mateus. O Rappa, Bell Marques, Hamilton de Holanda e o DJ Alok, além da gravação do DVD da banda de forró Aviões.

Grande momento
Paulinho da Viola e Marisa Monte protagonizaram um dos melhores momentos da música popular brasileira na temporada de 2017. Ao cantar composições autorais e fazer duo em sambas clássicos de compositores da Portela, eles deixaram claro aos brasilienses que os assistiram, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, por que ocupam o topo no patamar da música popular brasileira.