CBNFOT190620180558 Crédito: Ivo Iran/Divulgação. Show com o cantor Oswaldo Montenegro

Sons da noite: Oswaldo Montenegro retorna a Brasília para apresentação em 29 de junho

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira os destaques da coluna Sons da noite desta sexta-feira (22/6). Entre eles, o show de Oswaldo Montenegro!

Eterno seresteiro

Serenatas na cidade mineira de São João Del Rey marcaram a infância e o começo da adolescência de Oswaldo Montenegro. Mais tarde (em 1979), ao participar do Festival de Música promovido pela extinta TV Tupi, ele classificou-se em terceiro lugar com Bandolins, canção que remete às antigas serestas.

Artista com presença frequente nos palcos brasileiros, o Menestrel volta a Brasília — onde iniciou a carreira — para apresentação no dia 29, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Desta vez, ele faz Serenata, show acústico que traz no repertório clássicos de sua obra, como A lista, Léo e Bia, Lua e flor e, claro, a citada Bandolins. Não recomendado para menores de 12 anos.

Eu recomendo

Destacada sambista da cena brasiliense, Kris Maciel é a atração desta sexta-feira (22) da seresta do Clube Previdenciários (712/912 Sul). No show, com início às 22h, ela interpreta músicas do CD Sou o samba, que lançou em 2012 e composições de sucesso de Dona Ivone Lara, Leci Brandão, João Nogueira e Fundo de Quintal, entre outros bambas. Não recomendado para menores de 18 anos.

Salve, Bob!

Crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press. Brasil. Gilberto Gil
Crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press. Brasil. Gilberto Gil

Gilberto Gil sempre teve ligação com o reggae e deu prova disso ao lançar em 2002 Kaya n’gan daya, CD dedicado à obra de Bob Marley. Quando surgiu em 1996, com o nome de Nativus, o atual Natiruts era claramente influenciado pelo tradicional ritmo jamaicano. Pois bem, em 25 de agosto, esses dois grandes nomes da música brasileira dividem o palco do projeto Na Praia e reúnem tribos diversas. Não recomendado para menores de 16 anos.

Ice pop

A segunda edição do Brasília Ice Park, que tem abertura na próxima segunda-feira, no Pontão do Lago Sul, além de atividades diversas — destaque para a patinação no gelo — vai oferecer shows com vários artistas. Um deles é o astro pop Nando Reis, atração do dia 14 de julho. Classificação indicativa livre.

Clássicos mineiros

Parceiro de Milton Nascimento, sócio-fundador do lendário Clube da Esquina, Lô Borges estará na cidade para rápida temporada no Teatro da Caixa, de 5 a 8 de julho. O cantor e compositor mineiro fará o show Os grandes sucessos, no qual interpretará clássicos da importância de Equatorial, Feira moderna, Paisagem na janela, Para Lennon e McCartney e Um girassol da cor do seu cabelo. Não recomendado para menores de 12 anos.

Levada roqueira

Os fãs de Roberto Carlos devem estar na maior expectativa em relação ao show que o cantor fará em 11 de agosto no anfiteatro do Estádio Nacional Mané Garrincha. Para abrandar um pouco a espera, podem assistir no dia 29, às 21h, no Teatro dos Bancários (314/315 Sul), à apresentação da banda Rocks de Roberto, tocando sucessos do Rei numa roupagem rock’n’roll. Não recomendado para menores de 12 anos.

Seminário festivo

O Museu Nacional da República acolhe segunda e terça-feira próximas o Seminário Carnaval — Patrimônio Cultural da Humanidade. A programação conta com a participação de Martinho da Vila, Teresa Cristina, BNegão, Martinha do Coco, Mulheres do Samba. Filhas de Oyá e Bateria Ritmo Quente da Aruc, entre outros. Classificação indicativa livre.

Homenagem a mestres

Crédito: Lara Alcantara/Divulgação. Grupo De Vento Em Popa.
Crédito: Lara Alcantara/Divulgação. Grupo De Vento Em Popa.

Grupo instrumental com 20 anos de existência, o De Vento em Popa, criado por Madelon Guimarães na Escola de Música, retoma a trajetória no sábado (23/6), às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). No espetáculo, o conjunto presta tributo a mestres do choro como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, K-Ximbinho, e homenageia Tom Jobim, João Donato, Egberto Gismonti, Milton Nascimento e Luiz Gonzaga. Não recomendado para menores de 14 anos.