hermeto sons da noite
hermeto sons da noite Crédito: Barbara Cabral/Esp.CB/D.A. Press. hermeto sons da noite

Confira os destaques da semana na coluna Sons da Noite

Publicado em Sons da noite

Leia a Coluna Sons da Noite publicada em 30 de março no Divirta-se Mais!

Blues na capital federal

A área externa do complexo cultural da Funarte (ao lado da Torre de TV) vai acolher nos dias 20 e 21 de abril a edição de 2018 do festival República do Blues, com a participação de artistas nacionais e internacionais. Entre as atrações estão o bruxo do som Hermeto Pascoal (foto), o duo formado pelo bandolinista Hamilton de Holanda e o bandolinista e guitarrista Armandinho Macedo e o norte-americano Omar Colleman e Yannick Dellass, de São Tomé e Príncipe.
Os representantes brasilienses no evento são o cantor e guitarrista Dillo D’Araújo, o Tex Quarteto e as bandas Brazilian Blues Band e Cachorro Cego. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

Eu recomendo
Ex-vocalista da banda de reggae Maskavo Roots, que se tornou uma sensível intérprete da MPB, a brasiliense Joana Duah, radicada no Rio de Janeiro desde a década passada, está de volta à cidade. Segunda e terça-feira próximas, às 21h, ela faz show no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental), acompanhada por dois talentosos instrumentistas da nova geração, o pianista paraibano Salomão Soares e o percussionista paulista Gugué Medeiros. No repertório, canções de Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Daniel Santiago e Milena Tibúrcio. Não recomendado para menores de 14 anos.

Na praça
Astros da axé music que foram vocalistas da Banda Eva, Durval Lelys e Saulo Fernandes fazem show dançante em 26 de maio, na segunda edição de A Praça, evento que ocorre na Praça das Fontes do Parque da Cidade. Os ingressos já estão à venda pelo site verrieverri.com.br. Não recomendado para menores de 16 anos.

A Blitz será a atração principal da festa I love anos 80, em 5 de maio, no Minas Hall (Setor de Clubes Norte). A banda carioca faz show que tem por base o DVD comemorativo dos 35 anos de carreira, gravado no Circo Voador. Quem faz a abertura é a Subinstante, banda brasiliense de rock alternativo. Não recomendado para menores de 18 anos.

Salve, Jorge!
A memória de Jorge Ferreira será celebrada em show no dia 4 próximo, no palco do Feitiço Mineiro, o bar e restaurante da 306 Norte que ele transformou numa referência de música de qualidade na cidade. O tributo reunirá Paulinho Pedro Azul, Clodo Ferreira, Sthel Nogueira, Jaime Ernest Dias, Clara Nogueira e Karla Sangeleti. Não recomendado para menores de 16 anos.

Árvore musical
O projeto Música na árvore voltará a ocupar parques da capital em abril, com shows musicais e feira de troca de livros, além da coleta seletiva de lixo. A estreia será no dia 22, no Parque da Cidade, com apresentação do guitarrista e compositor Geraldo Carvalho, acompanhado por Sidney Sheikor (baixo) e Olivan Ribeiro (bateria). Ele tem como convidados o cantor e guitarrista Phillipe Seabra (Plebe Rude) e o Yara Gambirásio Trio.

Intérprete eclética
Uma das cantoras com mais tempo no circuito das casas noturnas brasilienses, Ana Donizete está de volta aos palcos. Ela cumpre temporada às sextas-feiras, a partir das 21h, no Piantella (202 Sul), acompanhada por Simão Santos (violão), Zambinha (baixo) e Sandro Araujo (bateria), ela exibirá ecletismo ao passear por clássicos da MPB, da bossa nova e do pop nacional. Não recomendado para menores de 18 anos.

Canções antológicas
Consagrados músicos, cantores e compositores, Ivan Lins e Toquinho comemoram 50 anos de música com um espetáculo recheado de clássicos no dia 13 próximo, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O público vai poder apreciar canções antológicas das respectivas obras, entre as quais, Aquarela, Como dizia o poeta, Regra três, Tarde em Itapoã, Começar de novo, Madalena, Novo tempo e Somos todos iguais nesta noite. Não recomendado para menores de 12 anos.