Documentário registra o reencontro no palco de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia
Em 1976, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia se juntaram no espetáculo Doces Bárbaros, e realizaram uma turnê pelo país — que passou por Brasília — , para comemorar 10 anos de carreira. O tempo passou e em 2002 os quatro artistas baianos voltaram a se reunir para duas apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro. O reencontro histórico, gravado na Praia de Copacabana, assistido por 100 mil pessoas, se transformou num filme documental, intitulado Outros (doces) Bárbaros, dirigido por Andrucha Waddington.
Lançado em DVD há 16 anos, numa parceria da Conspiração Filmes e da Biscoito Fino, estará disponível a partir deste sábado (19/9) no canal da gravadora no YouTube — pela primeira vez no formato HD. O documentário traz ainda o registro de ensaios, bastidores da produção e entrevistas com os quatro cantores. O repertório reúne clássicos como Doces Bárbaros, Os mais doces dos bárbaros, Esotérico, O seu amor, Um índio, São João Xangô Menino e Chuckbery field forever, além de Outros bárbaros, canção que Gilberto Gil compôs para o reencontro.
Com direção musical de Gilberto Gil, Outros (doces) Bárbaros, tem a roteiro criado por Hermano Vianna, Quito Ribeiro, Sérgio Mekler e Andrucha Waddington. Os Doces Bárbaros foram acompanhados pela banda formada por Jaime Alem (violão), Sérgio Chiavazzoli (guitarra), Arthur Maia (baixo), Carlos Malta (sax e flauta), João Carlos Coutinho (piano), Cláudio Andrade (teclados), Jorginho Gomes (bateria), Mônica Millet, Gustavo de Dalva e Leonardo Reis (percussão).