Orquestra de Cavaquinhos de Brasília
_85C8778.dng Orquestra de Cavaquinhos de Brasília. Crédito: Giovanna Guiotti/Divulgacao. Orquestra de Orquestra de Cavaquinhos de Brasília

Orquestra de Cavaquinhos de Brasília vai à Alemanha

Publicado em Música

O trabalho da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília vai ser levado em abril de 2018 à Alemanha e toca ao lado da Orquestra Sinfônica de Berlim.

O trabalho da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília vai ser levado em abril do próximo ano à Alemanha. Lá a garotada participa de um concerto ao lado da Orquestra Sinfônica de Berlim e se apresenta na embaixada brasileira naquele país, para comemorar o Dia Internacional do Choro. Depois segue para apresentações em Amsterdã, na Holanda.

A Orquestra de Cavaquinhos de Brasília está também sob o foco de câmeras de estudantes do IESB que produzem um documentário sobre a trajetória desses novos chorões. Eles — os instrumentistas — têm o mestre Waldir Azevedo como principal referência. O “Rei do Cavaquinho” autor do clássico Brasileirinho, morou em Brasília durante toda a década de 1970. Aqui, criou um conjunto regional, gravou discos e contribuiu para a difusão do chorinho na capital.

Na última semana, público expressivo e interessado se emocionou ao ouvir a Orquestra de Cavaquinhos de Brasília no Espaço Cultural do Choro. O grupo, formado por jovens músicos com menos de 20 anos, é a face mais conhecida do projeto sócio-cultural Waldir Azevedo, criado pelo multi-instrumentista e professor Dudu Oliveira, em 2010, na Vila TeleBrasília.

Nessa apresentação,em que teve como convidado especial o bandolinista Ian Coury, grande talento da nova geração musical de Brasília, a orquestra mostrou segurança e brilhou ao interpretar clássicos de Waldir Azevedo, Ary Barroso, João Donato, Heitor Villa-Lobos e Astor Piazzolla, com arranjos de Dudu Oliveira. Confira um vídeo:

 

Criação da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília

A orquestra surgiu paralelamente a algo maior, o Projeto Sócio-Cultural Waldir Azevedo que, gratuitamente, oferece aulas de cavaquinho, violão, percussão, canto coral, musicalização infantil, arte circense, capoeira e reforço escolar, para pessoas com idade de 2 a 70 anos. É importante destacar que esses ensinamentos não são transmitidos em salas de aula convencionais, mas sim no quintal de Dudu Oliveira, com direto a lanche preparado e servido pela mulher dele, Thais Tosi, brasiliense a quem conheceu em Búzios.