Novos Baianos
Novos Baianos Crédito: Dario Zalis/Divulgação Novos Baianos

Novos Baianos lançam DVD da turnê de retorno

Publicado em Música

O DVD/CD Acabou Chorare – Novos Baianos se Encontram já está disponível nas prateleiras das lojas do ramo.

Um dos lançamentos fonográficos mais aguardados de 2017, o DVD/CD Acabou Chorare – Novos Baianos se Encontram já está disponível nas prateleiras das lojas do ramo. As faixas podem ser acessadas nas plataformas digitais. Esse trabalho, que saiu pela gravadora Som Livre, marca o retorno da banda que, com o histórico álbum de 1972 — eleito em 2007 pela revista Rolling Stone o maior disco da música brasileira de todos os tempos.

O show que gerou o DVD, gravado em março último, no Rio de Janeiro, com direção de Andrucha Waddington e Mini Kerti e produção da Conspiração Filmes, é basicamente o que 10 mil brasilienses assistiram no dia 1º de julho, no Ginásio Nilson Nelson. As 22 faixas trazem todas as canções do histórico LP Acabou Chorare e alguns acréscimos.

A clássicos como Preta Pretinha, Mistério do Planeta, Besta é tu, A menina Dança, Brasil Pandeiro e, claro, Acabou Chorare, se juntam Dê um rolê (gravado por Gal Costa no antológico LP Fa-Tal, de 1972), Farol da Barra (Caetano Veloso e Luiz Galvão), Samba da minha terra (Dorival Caymmi), Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso). Há, ainda, Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), com a qual Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Luis Galvão, Baby do Brasil e Pepeu Gomes homenageiam João Gilberto,o guru do grupo.

Moraes Moreira, que nos dias 19 e 20 de fevereiro estará em Brasília, para show pelo projeto Clube do Choro Convida, é o responsável, com Pepeu Gomes, pela produção musical do DVD. Ele adiantou que os Novos Baianos vão comandar um trio elétrico no carnaval de Salvador. “Depois continuaremos com a turnê durante todo o ano, e queremos voltar a Brasília. O show que fizemos aí em julho foi inesquecível. Em 2019, lançaremos um álbum com músicas inéditas.”