CBPFOT231020180470 Crédito: Valerio Ayres/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Redaçao do Correio Braziliense. Jornalista Irlam Rocha Lima.

Mostra Sesc de Música presta homenagem a Irlam Rocha Lima

Publicado em Matéria

Terceira edição da Mostra Sesc de Música celebra as múltiplas vozes da produção musical brasiliense

Fomentar a produção autoral candanga é o principal objetivo da Mostra Sesc de Música, que chega à terceira edição a partir de hoje com programação no Sesc da 913 Sul. Sob a temática “Múltiplas vozes”, o projeto apresenta um recorte da música brasiliense com shows e ações formativas, além de, neste ano, homenagear o jornalista Irlam Rocha Lima, que tem mais de 40 anos de trajetória no Correio Braziliense cobrindo a cultura local.

“A Mostra de Música é uma contribuição do Sesc no fomento da produção da cidade. Nominamos o tema deste ano de “Múltiplas vozes” no sentido literal, de dar voz. O Sesc é um espaço de acolhimento de diversas tendências, estilos e linguagens no DF. É um espaço onde os artistas podem se expressar e dizer o que quiserem artisticamente falando”, explica Ivaldo Gadelha, coordenador da Mostra Sesc de Música.

Alinhado exatamente com dar voz aos artistas, a produção decidiu prestar um tributo a Irlam Rocha Lima, repórter cultural pioneiro das matérias sobre grandes nomes da música brasiliense no jornal. “Ele será homenageado na primeira noite com um troféu e com a menção de algumas passagens importantes da carreira dele pela cultura de Brasília”, revela Gadelha.

Tributo

Sobre a homenagem, Irlam Rocha Lima se diz lisonjeado. “Quero dizer que me sinto ligado mesmo àquele espaço, como frequentador, como divulgador”, afirma. Para o jornalista, a escolha de seu nome para o tributo está ligada a sua carreira. “Estou nessa trincheira da música há tanto tempo e fazendo um trabalho que privilegia os artistas da cidade. Certamente houve um reconhecimento por isso e pela minha ligação com o Teatro Garagem, que é antiga”, analisa.

Uma das primeiras recordações que Irlam Rocha Lima tem do espaço é de uma entrevista com a cantora Fafá de Belém. “Logo no começo da minha carreira no jornal na área de cultura, uma das primeiras importantes entrevistas que fiz foi quando a Fafá veio fazer um show no Teatro Sesc. Fui entrevistá-la lá. Na época, ela estava lançando o primeiro disco”, lembra.

Crédito: Valerio Ayres/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Redaçao do Correio Braziliense. Jornalista Irlam Rocha Lima.

Apresentações de artistas marcantes para o cenário local também estão entre as lembranças do jornalista. “Divulguei bastante a estreia oficial do Mel da Terra, um grupo pop que surgiu no Concerto Cabeças. O primeiro show deles foi lá no Garagem. Mais pra frente, a Feira de Música, que começou no Teatro Galpão e migrou para o Teatro Garagem, e eu ia bastante. Lá, vi artistas como Renato Matos, Liga Tripa e Raimundos”, conta.

A ascensão de Ellen Oléria em concursos do Sesc é outro fato que está entre as recordações de Irlam Rocha Lima no espaço. “Tenho ido ao Teatro Garagem desde então. O Garagem é um dos espaços mais importantes para a cultura de Brasília”, completa.

Programação

Durante quatro dias, a Mostra Sesc de Música tem programação gratuita com shows de artistas de diferentes estilos no palco do Teatro Sesc Garagem e ainda atividades formativas no Espaço JK, ambos no Sesc da 913 Sul. “A escolha das atrações tem a ver com o olhar de curadoria que nós temos. Primeiro, vários dos artistas que foram chamados já passaram pelos espaços do Sesc. Estamos antenados com a cena cultural da cidade”, explica Ivaldo Gadelha.

Na estreia, o Teatro Garagem recebe, a partir das 20h30, os shows de Cantus Firmus, Beatriz Águida, Adriah e Marcelo Café. “Será um show autoral, obviamente. Com algumas músicas do projeto Contra o tempo, que fiz em 2014, e outras canções inéditas”, adianta Beatriz Águida.

A cantora se apresentará com uma nova formação, com voz, guitarra e bases eletrônicas. No show, Beatriz canta e toca guitarra acompanhada de Leo Ribeiro, no baixo, e Ramiro Galas, com as bases. “Fico superfeliz e grata. Estou na estrada há muito tempo, comecei muito nova e nessa proposta de música autoral. Sou frequentadora do Garagem desde a época mais hardcore e punk, então fico feliz de estar pisando lá”, conta.

Credito: Nina Quintana/Divulgacao. Beatriz Águida.

Antes do show, o jornalista Irlam Rocha Lima será lembrado com o recebimento de um troféu e mais cedo, entre 14h e 18h, ocorre a primeira atividade formativa, uma oficina intitulada “Escola do flow”, voltada para rappers e pessoas interessadas na metodologia. A oficina fica por conta de Afro Ragga.

Nos demais dias, a mostra contará com apresentações de Duo Alvenaria, Talo de Mamona, Joe Silhueta e Consuelo, amanhã; Oswaldo Amorim, Alberto Salgado, Vavá Alfiouni e Kervansaria, no sábado; e Zé Krishna e Amigos Eternos, Tatiana Nascimento, Rebeca Realleza e MOVNI, no domingo.

Entre as oficinas, Canto popular — Técnica e interpretação, com Dani Baggio, no sábado; e Percussão tambor e movimento, com Macaxeira Accioli, no domingo. “As atividades formativas são importantíssimas, porque são a possibilidade de as pessoas que não são musicistas terem uma experiência musical. Elas fortalecem a cena musical, além de descobrir potenciais artísticos. Ela forma, qualifica e capacita”, diz Gadelha.

A principal novidade da terceira edição da Mostra Sesc de Música é a presença de um karaokê aberto para o público na edição de sábado. No dia, os presentes podem se inscrever, escolher uma música no cardápio e soltar a voz ao lado da Banda Vox Pop.

Mostra Sesc de Música
Teatro Garagem (713/913 Sul). De hoje até domingo, a partir das 20h30. Com shows e ações formativas. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Quinta (25/10)
• Das 14h às 18h: Escola do flow, com Afro Ragga, no Espaço JK (Sesc 913 Sul)

• A partir das 20h30: Homenagem ao jornalista Irlam Rocha Lima e shows de Cantus Firmus, Beatriz Águida, Adriah e Marcelo Café.

Sexta (26/10)
• A partir das 20h30: Shows de Duo Alvenaria, Talo de Mamona, Joe Silhueta e Consuelo.

Sábado (27/10)
• Das 19h às 22h: Oficina de canto popular — Técnica e interpretação, com Dani Baggio, no Espaço JK (Sesc 913 Sul).

• A partir das 20h30: Shows de Oswaldo Amorim, Alberto Salgado, Vavá Alfiouni e Kervansaria. Karaokê com a Banda Vox Pop.

Domingo (28/10)
• Das 14h às 18h: Oficina de percussão tambor e movimento, com Macaxeira Accioli, no Espaço JK (Sesc 913 Sul).

• A partir das 20h30: Shows de Zé Krishna e Amigos Eternos, Tatiana Nascimento, Rebeca Realleza e MOVNI.