CBNFOT211020202716 2020. Crédito: Tati Rodrigues/Divulgação. Cultura. Forró de Vitrola. Cacai Nunes.

Forró de Vitrola comemora 10 anos em live nesta sexta-feira (23/10)

Publicado em Sem categoria

Projeto vitorioso que busca contribuir para a propagação das tradições nordestinas na capital federal e manter viva o legado de grandes artistas brasileiros, o Forró de Vitrola, comemora 10 anos de realização com uma live hoje (23/10) a partir das 18h. Durante 10 horas, o violeiro Cacai Nunes leva ao espectador um vasto e rico repertório, que inclui clássicos e músicas menos conhecidas da obra de Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Marinês, Jacinto Silva, Zito Borborema, Anastácia, Ary Lobo, Carmélia Alves e, claro, Luiz Gonzaga.

De acordo como Cacai, a celebração, em tempo de pandemia, correrá diretamente da casa dele na zona rural de Sobradinho, com cenário e som alta qualidade. Sempre à bordo de uma kombi 1973, chamada Serena, desde 2010, ele realiza bailes em vários pontos da cidade. Uma vez por ano promove edição especial, intitulada Pé de passagem, ocupando a área subterrânea localizada entre as quadras 111 e 211 Norte. “Já estive com o Forró de Vitrola em São Paulo e Belo Horizonte, e o levei a festivais em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Suíça”, conta. “Como violeiro toquei nos Estados Unidos, França, Holanda, Argélia e Mali”, acrescenta.

Para Cacai, o Forró de Vitrola é um símbolo da resistência, em razão das inúmeras transformações ocorridas na cidade,” principalmente em função da Lei do Silêncio, que acabou com vários espaços e oportunidades para a música, deixando muitos profissionais da música sem trabalho”. Ele complementa: “Há uma década apresento o programa Acervo Origens na Rádio Nacional FM no qual toco músicas reunidas no meu acervo e coloco em evidência o legado de mestres criadores de ritmos nordestinos”.

Em função do coronavírus, houve necessidade de adaptação do projeto ao formato de live. Com isso. “Nos últimos meses tenho me dedicado a atividades on-line e acabei por conquistar um público fora de Brasília, que participa virtualmente da programação. O canal que mantenho no YouTube conta com 44 mil inscritos. São pessoas que demonstram interesse por essa manifestação da cultura do Nordeste”, destaca.

Forró de Vitrola
Comemoração dos 10 anos de realização com live a partir das 18h, transmitida pelo canal Acervo Origens no YouTube.