Créditos: José Marcos/Divulgação. Quinteto violado. Créditos: José Marcos/Divulgação. Quinteto violado.

Confira os destaques da coluna Sons da Noite

Publicado em Coluna Sons da Noite

Concerto nordestino
O Quinteto Violado tem vindo a Brasília desde o início da carreira, em 1972, quando fez o show Berra boi, no Teatro da Escola Parque. Depois trouxe à capital todas as suas turnês, contando e cantando, com linguagem artística indissociável, a beleza da cultura popular do Nordeste — mais especificamente de Pernambuco.

No dia 31 próximo, às 20h, Marcelo Melo, Dudu Alves, Ciano Alves, Sandro Lins e Roberto Menescal voltam à cidade e ocupam o palco do Teatro da Caixa com o concerto-aula em que focalizam festas como Natal, carnaval e juninas, com as características da região. Tendo como convidado especial o ator Sóstenes Vidal, eles passeiam por ritmos como pastoril, cavalo marinho, caboclinho, reisado, baião, xote, forró, marchinha, frevo e ciranda. Classificação indicativa livre.

Eu recomendo
O grupo liderado pelo veterano pandeirista Valdeci, que integrou o regional de Waldir Azevedo, está à frente da roda de choro promovida pelo Tiborna, bar e comedoria da 403 Norte, aos sábados, a partir das 13h. Clássicos da obra de mestres como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e, claro, o eterno rei do cavaquinho Waldir Azevedo — que morou em Brasília na década de 1970 — estão no repertório. Classificação indicativa livre.

Cultura tradicional
Shows, roda de saberes e oficinas farão parte da programação do Festival Matrizes, que ocorrerá nos dias 26 e 27 próximos, na QN 5/7 do Riacho Fundo. A atração principal será o ancestral Jongo da Serrinha, do Rio de Janeiro. Outros destaques serão Bule Bule (BA), Adiel Luna (PE), Cantos Wapixanan (RR), Nãnan Matos, Martinha do Coco, Alberto Salgado, Jongo do Cerrado, Grito de Liberdade, Filhos de Oyá e Tambor de Criola do Seu Teodoro (DF). A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

Indie rock
João Victor (vocal), Marcos Matias (guitarra), Athos Carvalho (bateria) e Hamilton Ferrari (teclados) formam a banda brasiliense de indie rock Entre Ilhas, que toca no festival Véu, dia 20, a partir das 15h, no Canteiro Central (Setor Comercial Sul). Os outros participantes são Belga, Koppa e Stella. Não recomendado para menores de 18 anos.

Música independente
O trio Tuyo, destaque da cena independente de Curitiba, formado por Machado (violão), Lio e Lay Soares (vocais), vem à capital pela primeira vez e faz show no Teatro Mapati (707 Norte), no sábado (12/5), às 18h. A abertura fica por conta de Augusta e Raquel Reis, cantoras da nova geração brasiliense. Classificação indicativa livre.

Revival oitentista
A Volta dos Anos 80 será no sábado (12/5), às 22h, na desativada Piscina Coberta do Parque da Cidade. Uma das atrações é o DJ Jamaica, que pela primeira vez toca na tradicional festa, revezando com Cotonete e Zebrão, que era o residente da Zoom de saudosa memória. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tons variados
O jazz de Renato Vasconcellos, o rock de De La Rosa e o pop de Tiago Satya dão o tom no Wine’n Music, badalado evento que se espalha pelos salões do Centro Internacional de Convenções de Brasília (Setor de Clubes Sul), sexta-feira (11/5), a partir das 21h. O DJ Matheus Hartman que comanda picapes, ataca de house e promete manter a pista de dança lotada. Não recomendado para menores de 18 anos.

Crédito: Tahis Malon/Divulgação. Thais Siqueira
Crédito: Tahis Malon/Divulgação. Thais Siqueira

Álbum autoral
Ardência é o nome do álbum de estreia de Thais Siqueira que vai ser lançado no sábado (12/5), com show às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). O CD da cantora e compositora goiana, radicada em Brasília, traz repertório autoral que inclui canções como Alcaçuz, Eu vou e Lua de Ijexá. A direção musical é do violonista e guitarrista Marcus Moraes, líder da banda que vai acompanhá-la, formada também por Igor Diniz (baixo) e Sandro Souza (bateria). Há a participação de Isabella Pina, Vinicius de Oliveira, Pedro Vasconcellos, Carlos Pial e grupo Passo Largo.