Arquivo Pessoal/Divulgação. Marisa Monte e Paulinho da Viola. Arquivo Pessoal/Divulgação. Marisa Monte e Paulinho da Viola.

Coluna Sons da Noite: Paulinho da Viola e Marisa Monte e mais shows em Brasília

Publicado em Coluna Sons da Noite, Música

Confira a Coluna Sons da Noite publicada em 13 de outubro no Divirta-se Mais!

Sofisticação musical

O encontro no palco de Paulinho da Viola e Marisa Monte, dia 20 próximo, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental), é um momento de pura sofisticação musical para ser curtido pelos brasilienses. Nomes icônicos da MPB, os dois têm uma paixão em comum: a Portela, recordista de títulos de campeã do carnaval do Rio de Janeiro.

No show, entre outras músicas, eles interpretam — em solos e duos — sambas de compositores históricos da escola de Madureira, como Argemiro Patrocínio e Chico Santana (Dizem que o amor), Candeia (Preciso me encontrar), Manacéa (Quantas lágrimas), Mijinha (Sentimentos). Obviamente não vai faltar Foi um rio que passou em minha vida, clássico da obra de Paulinho. Não recomendado para menores de 14 anos. Os ingressos estão à venda no G2 do Brasília Shopping.

Eu recomendo
Os 50 anos de carreira da cantora e compositora Lucina serão comemorados em Brasília com o lançamento do CD Canto de árvore, em show no dia 18, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). A artista mato-grossensse — gravada por Ney Matogrosso, Rolando Boldrin, Nana Caymmi, Wanderléa, Zélia Duncan, entre outros —, terá como convidados o parceiro Aloísio Brandão, a cantora Clara Telles e o poeta Vicente Sá. Não recomendado para menores de 14 anos.

Para poucos
Ao investir em shows musicais, o restaurante Oliver, no Clube de Golfe, aposta na diversidade. Em setembro, quem esteve lá apreciou o requinte do pianista Daniel Jobim, neto do Maestro Soberano. No dia 19 de novembro, o restaurante do Setor de Clubes Sul promove o show Preta para poucos, com a festeira Preta Gil. Não recomendado para menores de 18 anos.

Nova cantora
Sabrina Parlatore, ex-VJ da MTV, iniciou recentemente carreira da cantora. Depois de se destacar no programa televisivo Pop star, vem fazendo alguns shows pelo país. No dia 21 ela se apresenta no Feitiço Mineiro e interpreta repertório que vai de Tom Jobim a George Gershwin. Há a participação de Márcia Tauil. Não recomendado para menores de 18 anos.

Pop internacional

Arquivo pessoal/Divulgação. Cantor Gustavo Trebien.
Arquivo pessoal/Divulgação. Cantor Gustavo Trebien.

Clássicos da obra de John Mayer, Coldplay e Maroon Five fazem parte do repertório de Gustavo Trebien, que faz show amanhã, às 19h, no restaurante Vila Cinco (anexo ao Brasília Shopping). O cantor paranaense, radicado na capital que participou da edição de 2013 do The voice Brasil, é intérprete de pop, rock e country music. Classificação indicativa livre.

Vão dançar?
O grupo liderado pelo cavaquinista Nelsinho Serra e integrado por Vinicius Viana (violão 7 cordas), Augusto Rodrigues (percussão) e Clara Nogueira (vocal) comanda uma roda de choro e samba na festa do Prêmio Congresso em Foco, dia 19, no Unique Palace. Será que os políticos vão cair na dança?

Ritmos cubanos
Da terça à quinta-feira da próxima semana, a Escola de Música de Brasília acolherá Semana de Música Cubana com curadoria do violonista Lucas de Campos. Durante os três dias, ocorrem palestras e oficinas e, no dia do encerramento, às 19h30, terá show do grupo Sabor de Cuba, no Teatro Carlos Galvão da EMB, com entrada franca.

Voz brasiliense
Cantora brasiliense que tem Elis Regina, Ella Fitzgerald e Esperanza Spalding como referências, Litieh é a atração desta sexta-feira (13/10) do projeto Sexta Cultural do Terraço Shopping. Ela vai interpretar músicas de compositores brasilienses e de mestres da MPB. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.