Screenshot_20220113-165922_Gallery

Celebração musical de amigos e parceiros

Publicado em Matéria

Desengaiola, álbum audiovisual que reúne Alfredo Del Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda, chega sexta-feira (14/1) ao YouTube. O lançamento presencial será dia 21, no Circo Voador

Amigos há mais de 20 anos, Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda estiveram lado a lado no processo de reocupação e revitalização cultural da Lapa, bairro boêmio no centro do Rio de Janeiro, com atuação em casas noturnas, apresentação e rodas de samba e criação de projetos. A admiração mútua e a afinidade artística os levaram a uma intensa parceria musical. Faltava, entretanto, algo que simbolizasse essa união.

Isso se viabilizou quando os quatro, durante a quarentena determinada pela pandemia, se isolaram em Paty do Alferes, na região serrana fluminense e, de forma colaborativa, fizeram o registro de Desengaiola, registro em álbum audiovisual com 18 canções que chega nesta sexta-feira (14) aos aplicativos de música e ao YouTube. Captado com som direto, produção de João Cavalcanti e Pedro Luís, tem direção de Eduardo Hunter Moura. A realização é uma parceria da MPB Discos e Som Livre.

O repertório traz na abertura Alameda Palmares, que tem a assinatura dos quatro. O mesmo ocorre em Luz do meu terreiro. João Cavalcanti é coautor de seis composições, sendo parceiro de Alfredo Del-Penho em Diplomata e Pra quem quiser escutar; de Moyseis Marques em Encanto, Nada não e Nem misturado nem junto. Aos dois se junta Eduardo Neves em Pó pará.

Alfredo Del-Penho divide parceria também com Moyseis Marques (Rosa canção e Boas intenções), Pedro Miranda (Desengaiola) e Chico César (Fuzuê). Moyseis Marques fez sozinho Poeta é outro lance e tem como parceiros Pedro Miranda (Meu pecado e sorrir), Teresa Cristina (Gatilho). Já Pedro Miranda compôs Vontade de sorri com Cristovão Bastos.

As faixas complementares são Puro ouro (Joyce Moreno) e Alagados (Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone), lançada inicialmente em single.

João Cavalcante:Desengaiola é a realização de um sonho coletivo desse quarteto informal,que tem estado junto em parcerias e shows há 20 anos. Tínhamos o desejo manifesto de termos um marco simbólico desses encontros e no esquema de imersão, na serra fluminense, gravamos de forma crua este álbum-vídeo tendo como referência o Cantoria, projeto que reuniu Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai”.

Alfredo Del-Penho: “O projeto do álbum-vídeo surgiu a partir dos encontros que ocorrem desde a época que se convencionou chamar de  revitalização a Lapa. Num determinado momento resolvemos reunir os quatro e a partir do repertório autoral, das parcerias entre a gente, consolidado de maneira formal num show que aconteceu em 2012. Há também música que a Joyce fez para nós e Alagados, dos Paralamas do Sucesso, que vínhamos cantando desde o show”.

Confira os singles já lançados de Desengaiola

Alagados

Poeta é outro lance

Gatilho

Vontade de sair