CBNFOT200820190729 2019. Crédito: Studio Trazzi/Divulgação. Diversão e Arte. Chico de Assis e João Santana.

Casa do Cantador promove evento virtual da série Campeões de Repente em Cantoria

Publicado em Sem categoria

Cidade com a maior concentração de nordestinos no Distrito Federal, Ceilândia tem com símbolo a Casa do Cantador, uma edificação cujo desenho leva a assinatura de Oscar Niemeyer. Pelo palco daquela instituição já passaram alguns dos mais influentes representantes da cultura da região do país que tem Luiz Gonzaga como a figura mais icônica e popular. No local já foram realizados festivais que tiveram a participação de grupos de forró, mas o que tem predominado ali são as cantorias de repente e os recitais de cordel.

Essas manifestações artísticas do Nordeste, poderão ser apreciadas novamente na Casa do Cantador a partir deste sábado (14/11) com a realização da série Campeões de Repente em Cantoria, evento virtual que tem o respaldo do FAC — Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Às 20h, na abertura haverá shows de dos cantadores Chico de Assis e João Santana, Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira, com apresentação do declamador Donzílio Luiz. Na sequência, no dia 21, Chico de Assis voltará a fazer show com João Santana, enquanto Mocinha de Passira dividirá a cena com Minervino Ferreira, tendo como apresentador e declamador Cumpadi Anselmo. As transmissões serão pelas páginas da Casa do Cantador e Campeões do Repente do Facebook.

No encerramento, dia 4 de dezembro, estarão outra vez lado a lado na cantoria Chico de Assis e João Santana, Mocinha de Passira e Minervino Ferreira. Lília Diniz será a apresentadora e declamadora. Durante o Campeões de Repente em Cantoria, a programação terá além dos shows, momentos da história da Casa do Cantador, resgatados em publicação de poesias de cordel, de autoria de Donzílio Luiz. Sugestões de temas para serem versados podem ser encaminhadas por mensagens no Facebook.

“Este projeto tem relevância para todo o Distrito Federal e em especial para Ceilândia, uma vez que amplia o acesso da população à literatura de cordel, ao repente e à poesia matuta, mas de alta qualidade”, destaca Chico de Assis. “Convidamos improvisadores com vocabulário e abordagem modernos e total domínio das regras rígidas de métrica e rima, que concretizam o repente”, acentua.

Campeões de Repente em Cantoria
Abertura hoje (14/11), às 20h, do projeto com shows de Chico de Assis e e João Santana, Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira. Transmissão pelas fanpages da Casa do Cantador e Campeões do Repente.