Foto inédita dos Beatles na Abbey Road Foto inédita dos Beatles na Abbey Road

Abbey Road, um ícone pop

Publicado em Matéria

Uma rua que virou ícone da cultura pop, a Abbey Road, é com certeza um dos mais visitados pontos turísticos de Londres. Essa história começou em 8 de agosto de 1969, quando às 11h30 John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr foram fotografados ao atravessarem aquela faixa de pedestre.

A fama surgiu após a foto ser utilizada na capa do Abbey Road,o cultuado álbum dos Beatles, lançado em 26 de setembro de 1969, que traz 16 faixas, entre elas os clássicos Because, Come together, Here comes the sun, Oh! Darling e Something. Lançado em 26 de setembro de 1969, aquele foi o último disco gravado pela mais importante banda da história do rock.

Capa da Abbey Road

Os estúdios da EMI, onde o LP foi gravado fica em frente à Abbey Road. Por questão de praticidade, o local foi escolhido para fazer a foto. Aliás, foram feitas seis fotos e o autor, Iain Macmillan, amigo de John Lennon e Yoko Ono, teve apenas 10 minutos para registrar o momento, uma vez que o trânsito não podia ser interrompido por mais tempo.

Macmillan usou uma câmera Hasseiblad com lente de 50 mm, abertura f22 e velocidade de 1/500 segundos. Ele se posicionou em uma escada e fotografou os Beatles atravessando a rua algumas vezes. A Abbey Road, desde 2010, é listada pelo patrimônio britânico como legado nacional.

Beatles – Something