WhatsApp Image 2020-10-02 at 16.01.24 Crédito: MAURO PIMENTEL/AFP. Gilberto Gil é um dos artistas

Gilberto Gil, Elza Soares, Chico César e Maria Gadú se encontram em live-filme

Publicado em Sem categoria

Inspira — Quem jamais te esqueceria é o nome da live-filme, que será apresentada neste sábado (3/10), às 18h, com a participação de representantes de diversas linguagens artísticas, entre os quais Gilberto Gil, Elza Soares, Dori Caymmi, Francis Hime, Mônica Salmaso, Maria Gadú, Flávio Venturini, Marcus Viana, Clarice Niskier, Marcelo Gleiser, Milton Hatoum. O encontro, sem fins lucrativos, no formato de produção cinematográfica e interpretações ao vivo terá atividades literária, poética, teatral e de artes visuais. A iniciativa é da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) em parceria com a comunidade carente de Paraisópolis (SP), representada no evento pelo ballet, orquestra, e escola de samba.

Orgulho da comunidade, a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis foi fundada em 2010 pelo maestro Paulo Rydlewski e Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores e do Comércio local. A entidade oferece cursos profissionalizantes de instrumentos, teoria musical e história da música, além de curso preparatório para vestibular de música. “A orquestra trouxe a oportunidade de aprendizado num tempo em que não tínhamos quase nenhuma opção de conhecer um novo mundo musical, quando nem pensávamos em um dia ler partituras e tocar música erudita”, ressalta Felipe Motta, um dos integrantes da filarmônica, que se formou e, agora é um profissional, e um dos professores.

“Como dizia Vinicius de Moraes, ‘a vida é a arte do encontro’. Tanto para mim, quanto para a Orquestra de Paraisópolis, participar do projeto Inspira é uma reunião de muitos talentos. O resultado aproximou a todos, nos ensinou muito e fez com que a música e a arte pudessem ser percebidas por nossos jovens estudantes como uma oportunidade na transformação da sociedade pela cultura”, afirma o maestro Rydlewsky. “Ter a oportunidade de gravar com Francis Hime e Mônica Salmaso foi mais que a realização de um sonho”, acrescenta.

Inspira — Quem jamais te esqueceria
Transmissão pelas páginas no YouTube e Facebook da Inspirartes Produções Culturais.