SERVIDORES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS PARAM EM 7 DE ABRIL

Publicado em Sem categoria

Setor das Federais indica paralisação nacional unificada em 7 de abril

Representantes de 41 seções sindicais do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superiror (Andes-SN) e do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), reunidos no último final de semana (28 e 29) em Brasília (DF), aprovaram uma agenda de mobilização, com indicação de paralisação nacional unificada com as demais categorias dos servidores públicos federais (SPF), no dia 7 de abril. Além da participação dos docentes na Jornada Nacional de Lutas dos SPF, na próxima semana (7 a 9), com envio de caravanas à capital federal.

Além da luta em conjunto com os demais servidores, os representantes das Seções Sindicais indicaram o mês de abril para ampliar a mobilização nas Instituições Federais de Ensino (IFE) para construção da greve nacional da categoria. Para isso, uma rodada de assembleias gerais deverá acontecer entre 15 e 24 de abril e o resultado será avaliado na próxima reunião do Setor das Ifes, nos dias 25 e 26 de abril, em Brasília.

“Tivemos uma grande reunião, com um número expressivo de seções sindicais presentes. Ainda que estejamos em estágios diferenciados de mobilização nas seções sindicais, segundo informes dos presentes, há insatisfação geral da categoria. No mês de abril, o trabalho de base será fundamental para ampliarmos a mobilização e construir uma greve forte dos docentes das IFE”, conta André Guimarães, da coordenação do Setor das Ifes e 1º vice-presidente da Regional Norte 2 do Andes-SN. Leia o relatório da reunião do Setor das Ifes

Avaliação do Fórum dos SPF sobre reunião com MPOG

Na última sexta-feira (27), Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais divulgou uma nota de avaliação da reunião com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), Nelson Barbosa, em 20 de março. No texto, o Fórum dos SPF aponta que “o funcionalismo federal não pode se calar diante de uma política que coloca em risco as condições de trabalho, os salários e o atendimento a população. Ao contrário do que propõe o governo, o “ajuste fiscal” não é a única maneira de se combater a inflação, mas uma opção que prejudica a maioria da população em favor dos banqueiros, grandes empresários e latifundiários”.

As entidades nacionais dos SPF que compõem o Fórum conclamam os servidores públicos federais a se organizarem e se manifestarem, participando da grande mobilização na semana de 7 a 9 de abril, por meio de caravanas Brasília e também atos nos estados. Confira aqui o documento.

Agenda de mobilização:

– De 7 a 9 de abril – Jornada Nacional de Lutas dos SPF, em Brasília;- De 7 a 9 de abril – Jornada de Luta dos SPF nos estados, conjugada com a pauta da categoria.- Dia 08 de abril – Audiência do Andes-SN com o MTE;- De 15 a 24 de abril – Rodada de Assembleias Gerais, pautando a greve nacional dos docentes das IFE, com indicação do período e da articulação com a construção da greve unificada dos SPF;- Até 24 de abril que as Seções Sindicais, que tenham concluído o processo de atualização das pautas locais, as enviem para a secretaria do Andes-SN;- Dias 25 e 26 de abril – Reunião do Setor das IFES, em Brasília, pautando a greve nacional dos docentes das IFE.

Brasília, 20h00