Principais desafios do Brasil após as eleições e impactos na economia

Compartilhe

As eleições trouxeram algumas surpresas que devem ser analisadas, na análise do economista Fabio Astrauskas, da Siegen Consultoria. “No curto prazo, o que parece ser bom para economia é ruim para sociedade e vice-versa”

Em primeiro lugar, ele destacou a confirmação de que a onda de pensamento conservador que se espalha pelo mundo também atingiu o Brasil, comprovada pela grande quantidade de votos que a direita mais conservadora recebeu. “Neste ponto, o que parece ser a preocupação é o quanto essa onda irá afetar as conquistas democráticas e de liberdade de expressão, tão duramente conquistadas”, alertou

A grata surpresa, destacou Astrauskas, é a de que o eleitor finalmente respondeu que não irá aceitar mais, passivamente, as práticas corruptas e fisiológicas da velha política. PT, PSDB e MDB foram grandes derrotados. O Congresso se renovou mais do que o previsto. As surpresas atingiram todos os níveis de cargos. O mercado de curto prazo (bolsa e dólar), reagiu positivamente. “Afinal, os interesses privados estão garantidos no curto prazo e a sensação de insegurança diminuiu”, assinalou.

Porém, o mercado de longo prazo (investimentos internos e principalmente estrangeiros) ainda tem motivos de sobra para se preocupar. “Nenhuma das duas plataformas, antagônicas, detalhou suas intenções. E se, de um lado, o liberalismo de Paulo Guedes agrada o empresário, por outro lado, o radicalismo do pensamento bolsonarista assusta a nova economia da indústria 4.0, criada num ambiente de muita liberdade, não só econômica, mas sobretudo social”, disse.

Esse conjunto de controvérsias trouxe à tona um dilema com o qual o brasileiro terá de conviver nos próximos meses: “no curto prazo, o que parece ser bom para economia é ruim para sociedade e vice-versa”, lamentou o economista.

“Assim, tudo vai depender de como o próximo governo irá tratar a equação: economia + conquistas sociais = crescimento sustentável”, alertou.

O crescimento virá apenas se o país aproveitar os poucos anos que lhe restam de “categoria de país emergente”. Mais alguns anos, e as condições demográficas e de geração de renda irão determinar se enriquecemos antes de envelhecermos e nos tornamos um país desenvolvido ou se envelhecemos antes de enriquecermos e nos tronamos um pais subdesenvolvido.

“Para resolver a equação acima, precisamos com urgência da reforma previdenciária e da reforma tributária, do lado da variável econômica. E do lado da variável social, políticas públicas duradouras e administração pública com maior eficiência”, reforçou Astrauskas.

Principais desafios:

“O Brasil precisa crescer e atingir minimamente a meta de 3%;
O Brasil não possui uma classe dominante ditando a economia ( Dilma foi eleita, mas ficou dois anos, Temer assumiu, mas não conseguiu aprovar muitas medidas e teve alta rejeição. O próximo candidato também passará por uma forte rejeição);
Encontrar um equilíbrio, pois em uma democracia essa rejeição ou contestação é um fator predominante no crescimento econômico;
Reforma tributaria e reforma da Previdência. “

Vera Batista

Publica por
Vera Batista
Tags: Brasil conquistas conservador democráticas desafios direita economia economista eleições expressão impactos liberdade pensamento sociedade surpresas votos

Posts recentes

  • Governo federal
  • Servidores públicos

Gestão faz recomendação de segurança aos servidores após invasão ao sistema do governo

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta segunda-feira (22/4),…

4 dias atrás
  • Curso
  • Educação
  • Governo federal
  • Servidores públicos

Inmetro lança programa de capacitação com cursos para servidores e colaboradores

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou o Programa Nacional de Capacitação…

1 semana atrás
  • Governo federal
  • reajuste salarial
  • Serviço público
  • Servidores públicos

Câmara debate greve de servidores de universidades federais nesta terça (16)

A greve dos servidores técnico-administrativos de universidades e institutos federais será tema de debate pela…

2 semanas atrás
  • Governo federal
  • reajuste salarial
  • Serviço público
  • Servidores públicos

Servidores preparam semana de mobilização para pedir reajuste

Os servidores públicos federais farão uma manifestação entre esta terça e quinta-feira (16 a 18/4)…

2 semanas atrás
  • Servidor
  • Servidores públicos

Comissão no Senado debate negociação coletiva para servidores públicos

Pauta da ampliação da negociação coletiva ao funcionalismo público é defendida por sindicatos de trabalhadores…

3 semanas atrás
  • Inteligência Artificial
  • juízes

TSE deve treinar juízes no enfrentamento à desinformação nas eleições

Capacitação será focada no combate a conteúdos enganosos que usam inteligência artificial. Treinamento deve ocorrer…

3 semanas atrás