Novelas substitutas de A viagem e Era uma vez foram confirmadas pelo Viva. E será a primeira reprise das duas tramas
O canal Viva bateu o martelo e divulgou as novelas que irão substituir A viagem e Era uma vez em julho. A data de estreia delas também foi anunciada. A primeira a estrear será Paraíso tropical (2007), de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, no lugar de A viagem. Para substituir Era uma vez, outra novela das 18h: Sonho meu, de Marcílio Moraes (1993).
Paraíso tropical merece uma reprise há muito tempo. Com Wagner Moura e Camila Pitanga absolutos como Olavo e Bebel, a trama conta a história das gêmeas Paula e Taís ー ambas vividas por Alessandra Negrini. Como manda o figurino, elas têm personalidades opostas e não se conheciam, pois foram separadas ao nascer. Essa trama de Paraíso tropical segue à risca a receita folhetinesca: Paula, a gêmea boa, se apaixona por Daniel Bastos (Fábio Assunção), mas Olavo arma para separá-los porque tem inveja do sucesso do rapaz com as mulheres e nos negócios.
Passado um tempo, Daniel encontra Taís, acha que ela é Paula e tenta se aproximar. Mau caráter e interesseira, ela não vai perder a oportunidade de tentar “fisgar” o herdeiro de um grande empresário.
Na verdade, essa foi a trama que menos chamou a atenção na novela. O romance de Olavo e Bebel ー entre um empresário e uma prostituta ー e a vida familiar de Olavo, filho preferido de Marion (Vera Holtz), eram bem mais interessantes. Sempre que podiam eles renegavam o caçula Ivan (Bruno Gagliasso).
O elenco de Paraíso tropical ainda conta com Tony Ramos (em participação especial), Gloria Pires, Yoná Magalhães, Marcello Antony e Paulo Vilhena, entre outros. A direção foi de Dennis Carvalho. A estreia no Viva será em 5 de julho.
Mais novela água com açúcar em Sonho meu
No dia 12 de julho, será a vez de Sonho meu, de Marcílio Moraes, chegar ao canal Viva. Assim como a antecessora, Era uma vez, era água com açúcar, o que não a impediu de fazer sucesso.
Patrícia França dá vida à protagonista Cláudia. Ela era vítima da violência do marido, Geraldo (José de Abreu) e foge para Curitiba. Mas isso fez com que ela perdesse a guarda da filha deles, Maria Carolina (Carolina Pavanelli) temporariamente para a cunhada Elisa (Nívea Maria), que trata a menina mal.
Em Curitiba, Cláudia vai trabalhar numa fábrica de brinquedos e acaba se envolvendo com os netos da dona, os irmãos Lucas (Leonardo Vieira) e Jorge (Fábio Assunção). Ela acaba se casando com Lucas, o que faz dela uma bígama. Quando Geraldo descobre, ele entra na Justiça para ter a guarda definitiva de Maria Carolina. Além disso, Lucas e Cláudia têm que enfrentar a inveja e a raiva de Jorge.
Sonho meu se passou em Curitiba, o que era uma novidade para a época. Sob a direção de Reynaldo Boury, também atuaram Beatriz Segall, Elias Gleizer, Isabela Garcia e Yoná Magalhães, entre outros.