Elias Gleizer como Pepe na novela Era uma vez
era_uma_vez5 Elias Gleizer como Pepe na novela Era uma vez

A doçura de Era uma vez volta no Viva

Publicado em Novela

Novela marcada pela presença de Elias Gleizer e pela inspiração no clássico A noviça rebelde, Era uma vez estreia nesta segunda-feira. Relembre os principais personagens

Toda a candura e a ingenuidade da novela Era uma vez está de volta a partir desta segunda-feira (4/1), quando o folhetim de Walther Negrão estreia no Viva, às 12h30, com reprise à 1h15 do dia seguinte. A trama passou pela primeira vez na Globo em 1998 na faixa das 18h sob a direção de Rogério Gomes e trazia um quê de A noviça rebelde.

O viúvo Álvaro (Herson Capri) mora na fictícia Nova Esperança com os filhos Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum) e com o pai, Pepe (Elias Gleizer). Álvaro namora Bruna (Andréa Beltrão), mas ela disputa a atenção do amado com as crianças e não suporta isso.

A vida de Álvaro muda com a chegada de Madalena (Drica de Moraes) à cidade. Ela vai trabalhar na casa de Xistus (Cláudio Marzo), avô materno das crianças, como governanta e logo desperta a paixão do patrão. O problema é que Álvaro também se apaixona por ela e Madalena logo conquista os filhos dele.

Doce e enigmática, Madalena tem um segredo do passado que, quando revelado, vai movimentar a trama de Era uma vez. O elenco da novela ainda traz nomes como Tuca Andrada, Antonio Calloni,Jorge Dória e Yoná Magalhães. E, de quebra, tem Toquinho e Sandy e Junior cantando na abertura.

Lembre os principais personagens de Era uma vez

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vô Pepe (Elias Gleizer) – Um homem forte, simples, saudável e rude como um touro. No entanto, é mole por dentro. É uma mistura de agricultor e carpinteiro-inventor. É extremamente criativo e tira sempre da natureza o material e o combustível para fazer funcionar suas invenções. É pai de Álvaro (Herson Capri) e avô de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). Ele é amado por todos, especialmente pelas crianças, a quem trata de igual para igual. A única pessoa que não gosta dele é o avô materno das crianças, Xistus (Cláudio Marzo), que o considera um lunático, despreparado para educar os quatro netos.

Álvaro (Herson Capri) – Perdeu a esposa há dois anos e se desdobra para ser pai e mãe dos quatro filhos pequenos. É veterinário, desligado dos bens materiais e muito ético. Em nome disso, dedica-se muito mais aos filhos, aos amigos e aos bichos do que a si mesmo. Deseja dar uma nova mãe para as crianças e acaba se envolvendo por uma mulher que não o merece, Bruna (Andrea Beltrão). Mas, no decorrer da novela, ele encontra o verdadeiro amor: Madalena (Drica Moraes).

Marizé (Alessandra Aguiar) – Ela é, de todos os filhos de Álvaro, quem mais sofre com a ausência da mãe. Assim como os seus irmãos, é alegre e inventiva. É paparicada por todos na casa e aproveita-se desse fato para ter todas suas vontades satisfeitas.

Glorinha(Luiza Curvo) – Filha mais velha de Álvaro. É uma adolescente leve e alegre, que passa por mudanças físicas e comportamentais.

Zé Maria (Alexandre Lemos) – O menino é destemido e criado na maior liberdade. Adora Pepe, mas sente falta da mãe, apesar de as brincadeiras no campo, as pescarias e os acampamentos não lhe deixarem tempo para sofrer. Assim como Pepe, tem talento para trabalhos manuais.

Lufayete, o Fafá (Pedro Agum) – O caçula dos filhos de Álvaro. Se Zé Maria herdou de Pepe o talento para os trabalhos manuais, Fafá herdou a inventiva. Ele utiliza essa imaginação para infernizar a vida de todos que tentam enquadrá-lo, de uma maneira repressiva. As vítimas prediletas são o avô paterno Xistus e a governanta dele, Dona Berta (Tereza Rachel).

Xistus (Cláudio Marzo) – Xistus é um homem muito elegante, refinado, antagonista de Pepe, avô paterno das crianças. É genro de Álvaro, viúvo da filha dele. O empresário é o dono da fábrica de chocolates da região. É um homem extremamente solitário e que vive enclausurado numa rica mansão. Desde que perdeu a filha, tem como foco educar os netos, dando-lhes uma educação bem tradicional. Apaixona-se por Madalena (Drica Moraes), a nova governanta, e disputa o coração da jovem com Álvaro.

Dona Berta (Tereza Rachel) – Governanta da mansão de Xistus até ser substituída por Madalena. Dona Berta é uma mulher linha-dura e, por isso, odiada pelos netos do patrão. As crianças fazem dela a principal vítima de brincadeiras de mau-gosto, até que ela não aguenta mais e pede demissão.

Madalena (Drica Moraes) – Madalena é uma mulher linda, sensual, bem-humorada e muito engraçada. Adora crianças, entende-se com os mais velhos, e cativa todos os que cruzam o caminho dela. Já fez de tudo para sobreviver na vida: é um pouco atriz, figurinista e psicóloga. Conta sempre com o apoio de seu fiel amigo, Maneco Dionísio (Antonio Calloni), que a ajuda a guardar um segredo: Madalena foi para Nova Esperança para fugir do ex-marido, o possessivo Danilo (Tuca Andrada).

Seu Catulo (Emiliano Queiroz) – Marido de Quitéria (Stela Freitas), pai de Júlio (André Gonçalves) e jardineiro da mansão de Xistus. É um profissional requintado, que conhece tudo da sua profissão, e mantém uma estreita relação com o patrão.

Quitéria (Stela Freitas) – Cozinheira na casa de Xistus. É uma mulher sensível, criativa na cozinha e mais simples que o marido. É obediente ao patrão, de quem se torna confidente e alter ego.

Júlio (André Gonçalves) – É um rapaz bonito, mas com comportamento e trajes um pouco tradicionais para a sua idade. Tem sonhos de ascensão social e de estudar e viver no exterior. Acredita que o pai, com todo o seu conhecimento de botânica, deveria se libertar do trabalho com Xistus.

Letícia (Sura Berditchevsky) – Misterioso amor do passado de Xistus.

Cindy (Raquel Nunes) – Namorada de Filé (Cláudio Heinrich) no início da trama. É uma jovem bonita, faz sucesso entre os meninos da cidade.

Rodolfo Reis, o Rudy (Jorge Dória) – Uma pessoa extrovertida, bem-humorada e de origem humilde. Realizou os sonhos de riqueza quando ganhou uma fortuna no hipódromo. Parou de jogar e se transformou em um criador de cavalos de corrida. Tornou-se um homem muito rico, e seu haras é um dos mais famosos da região. Rudy é marido de Anita (Yoná Magalhães) e pai de Bruna (Andrea Beltrão) e Filé.

Anita (Yoná Magalhães) – Vem de uma família sofisticada, apesar de falida. É uma mulher discreta e elegante, tendo sido graças a ela que Rudy adquiriu o verniz social que demonstra em ocasiões especiais.

Bruna (Andréa Beltrão) – Noiva de Álvaro. É a vilã da história: uma mulher falsa e que disputa o amor do noivo com Madalena. Não suporta crianças, nem animais. Para preencher o tempo, trabalha como advogada na fábrica de chocolates de Xistus, com quem mantém uma grande cumplicidade. Ele, inclusive, incentiva-a a ficar com Álvaro, afinal quer o caminho livre para conquistar Madalena.

Danilo (Tuca Andrada) – Ex-marido de Madalena, a quem continua a perseguir depois que ela foge para Nova Esperança, na companhia do amigo Maneco.

Frederico Reis, o Filé (Cláudio Heinrich) – Filé é um rapaz alegre, simpático, atlético e esportivo, sendo, inclusive, campeão de parapente e enduro. Vive sendo assediado pelas moças da cidade, que sonham em se casar com ele. É líder natural dos rapazes da cidade; está feliz com a vida que leva e mantém uma relação agradável com os pais e a irmã, apesar de questionar frescuras consumistas. No início da história, é namorado de Cindy, mas luta para conquistar o coração de Emília (Deborah Secco).

Nilda (Rejane Goulart) – A médica de Nova Esperança.

J.J. (João Carlos Barroso) – Marido de Laura (Cinira Camargo), pai de Babi (Nivea Stelmann) e Cema (Carolina Rebello), e ex-jockey. Ele montava o cavalo vencedor do páreo que garantiu a fortuna de Rudy. Como gratidão, assim que deixou de montar, recebeu o emprego de treinador do haras de Rudy. É um profissional muito competente e, junto com Álvaro, é o responsável pelo sucesso do haras.

Maneco Dionísio (Antonio Calloni) – Um andarilho, desapegado das coisas materiais e capaz de tudo para ajudar sua companheira, Madalena. O pintor e escultor tem uma origem misteriosa. Quando chega à Nova Esperança, é acolhido pela família de Dona Santa (Nair Belo) e passa a dividir o sótão com frei Chicão (Diogo Vilela), para desespero dele.

Laura (Cinira Camargo) – Laura é uma mulher inconveniente, mas muito atraente. Não se conforma com o status do marido, acreditando que ele deveria ser, no mínimo, sócio de Rudy no haras. Ela é vendedora de produtos de beleza a domicílio.

Bárbara (Nivea Stelmann) – Uma menina muito bonita e naturalmente sensual. A mãe sempre a preparou para fazer um casamento milionário. Usa roupas mínimas, desenhadas por Laura, mas, para desespero da mãe, a jovem é recatada.

Iracema, a Cema (Carolina Rebello) – Cema é um bichinho selvagem, esperta e inteligente. Adora seu pai e se identifica demais com ele.

Dona Santa (Nair Bello) – Uma mulher dinâmica, batalhadora e bem-humorada. Apesar de viúva há muito tempo, ainda sente saudades de seu marido. Ela é uma matriarca de classe média, comandando sua família e sua casa de comércio com justiça e bom senso. Só tem um ponto fraco: seu filho mais velho, Horácio (Marcos Frota), a quem mima. Também é mãe de Tito (Luciano Vianna) e Emília (Deborah Secco).

Horácio (Marcos Frota) – Bon vivant, boa-pinta e solteirão. Sempre tem ideias de negócios mirabolantes, que apenas funcionam para não ter de trabalhar no armazém da família. Começa dando pequenos golpes até se transformar em vilão.

Tito (Luciano Vianna) – Tito é um rapaz bom, forte e trabalhador. Faz as entregas do armazém da família e dirige um ônibus escolar. Apesar de tanta atividade, ainda lhe sobra tempo para um misterioso recolhimento à noite, quando passa horas escrevendo.

Emília (Deborah Secco) – Emília é uma espoleta, sem papas na língua, mas também é muito romântica. Ela é a paixão de Filé , que sofre para conquistá-la, porque ela é apaixonada por Vitor. Emília é uma trabalhadora: ajuda a mãe no armazém, nos afazeres da casa e cuida da lanchonete da família.

Isaura (Myriam Rios) – Afilhada de Dona Santa. Isaura é uma mulher bonita e sensual. Casou-se muito cedo e vive para seu filho, Sarrafo (Eduardo Caldas).

Sarrafo (Eduardo Caldas) – Adolescente alto, magro e desengonçado. Vive a crise da idade, dividido entre as brincadeiras da infância e a adolescência. Começa a descobrir novos interesses, como a música e as meninas.

Frei Chicão (Diogo Vilela) – Irmão de Dona Santa. Mora no sótão do armazém dela, em um ambiente completamente simples. Frei Chicão é um padre franciscano, usa uma batina surrada e acredita na humildade acima de tudo.

* Fonte: Memória Globo